O Google apresentou nesta quarta-feira, 29, uma série de novidades e o redesenho de seu motor de busca com base em uma tecnologia proprietária de inteligência artificial chamada de Multitask Unified Model (MUM). A partir do MUM, o usuário poderá fazer buscas por padrões de cores usando o Google Lens e escrevendo “buscar produtos neste padrão”, por exemplo. Ou seja, a busca do Google passa a unir texto e imagem para deixá-las mais assertivas.
Outra ferramenta que deve chegar nos próximos meses é para tirar uma foto de uma peça quebrada e perguntar “como consertar” para o Google. Neste caso, a ferramenta apresenta opções em vídeo ou texto.
Além disso, o motor de busca foi remodelado para trazer mais contexto e ampliar as questões feitas pelos usuários. Uma dessas novas funcionalidades é “saiba mais”, para conhecer sobre um tema pesquisado pela primeira vez. Além disso, poderá ampliar essa busca para outros temas e encontrar inspiração visual com imagens e vídeos da busca.
O MUM também ajudará a encontrar tópicos de vídeos que não estão na busca, mas estão ligados diretamente ao tema da pesquisa do consumidor.
Mapas e compras
Outras categorias que receberão novas funcionalidades com o MUM são Google Maps e Shopping. Nos mapas, há opções para encontrar áreas de incêndios florestais, saber em quais áreas de 15 cidades dos EUA podem ser plantadas árvores (será expandido globalmente em 2022), além do aplicativo Address Makers, que permite registrar endereços digitalmente.
Em compras, o Google Lens ganhará (em breve) um botão no iOS que permitirá ao usuário buscar qualquer objeto dentro de uma imagem. Desse modo, o consumidor pode procurar por um produto para compra sem deixar o navegador. Posteriormente essa solução será lançada para o Google Chrome no desktop.
Ainda em Shopping, o Google adicionará o botão “em estoque” para filtrar por produtos que estão disponíveis em lojas próximas ao usuário. Essa função chega ao Brasil, Estados Unidos e outros 13 países nas próximas semanas.