900 mil famílias na América Latina têm o Mercado Livre como sua principal fonte de renda, informa a empresa com base em pesquisa realizada em parceria com a Euromonitor em cinco mercados da região (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México). Ao todo, o marketplace reúne mais de 500 mil pequenas e médias empresas (PMEs) na América Latina, das quais 174 mil entraram na plataforma em 2020, o que representa um crescimento de 180% na quantidade de adições líquidas.
O Mercado Livre responde por mais da metade da receita de 41% das PMEs presentes em sua plataforma. E 84% delas afirmam que conseguiram expandir suas vendas em outras cidades em 2020 graças ao Mercado Livre.
A companhia estima que suas operações são responsáveis pela geração de 148 novos empregos diretos e indiretos por dia nos cinco países pesquisados, o que representa uma média de seis por hora.
Em 2020, a companhia concedeu 1,7 milhão de empréstimos a 550 mil vendedores da sua plataforma através do Mercado Pago, com um valor médio de US$ 325. Para 40% das PMEs que solicitaram empréstimo, essa foi a primeira vez que realizaram uma operação de crédito.
“Os vendedores buscam omnicanalidade. O Mercado Livre é o canal principal de muitos deles e, em alguns casos, é exclusivo. É comum alguns começarem pelo Mercado Livre ainda como piloto em e-commerce e, conforme o volume de vendas cresce e se desenvolve, até fecham operações físicas para se dedicar exclusivamente à operação online”, disse Stelleo Tolda, presidente de Commerce do Mercado Livre para a América Latina, em coletiva virtual de imprensa nesta quinta-feira, 30.
O Mercado Livre vendeu, em média, 1,9 milhão de produtos por dia em 2020 na América Latina, praticamente o dobro do registrado em 2019.
Brasil
No Brasil, o Mercado Livre é utilizado por 270 mil PMEs, equivalente a 6% do total do País. 93 mil delas entraram na plataforma no ano passado.
65,5% das PMEs no Mercado Livre brasileiro são familiares e 20% são geridas por mulheres.
Em média, o Mercado Livre registrou 883 produtos vendidos por dia no Brasil no ano passado, crescimento de 54%. O mercado nacional responde por 46% do total comercializado pela companhia na América Latina. As operações do marketplace geram 35 novos empregos por dia no Brasil.