O hábito de usar apps e sites móveis para realizar compras remotas, o chamado comércio móvel ou m-commerce, continua ganhando força no Brasil. 91% dos brasileiros com smartphone já experimentaram comprar através do aparelho, informa a nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre comércio e pagamentos móveis. Neste grupo, chamado de “consumidores móveis”, 86% fizeram pelo menos uma compra através de app ou site móvel nos últimos 30 dias, o que representa um ganho de 5 pontos percentuais em comparação com a pesquisa anterior, publicada em abril.
Além disso, 83% dos consumidores móveis afirmam que atualmente fazem mais compras pelo celular do que seis meses atrás. E 80% deles declaram que compram mais pelo smartphone que pelo desktop. O avanço do m-commerce pode ser explicado pela boa experiência do usuário: 91% dos consumidores móveis dão notas 4 ou 5, em uma escala de 1 a 5, para medir a sua satisfação com o serviço.
É a elite quem puxa o hábito do comércio móvel no Brasil. Nas classes A e B, 35% dos consumidores móveis costumam realizar pelo menos uma compra por semana via app ou site móvel, contra 20% nas classes C, D e E.
O cashback continua sendo a característica mais valorizada pelos brasileiros em apps de m-commerce, citado por 50% dos consumidores móveis. Em segundo lugar vem a entrega no mesmo dia, apontada por 42% – foi a primeira vez que essa opção foi incluída na lista da pesquisa, cabe ressaltar. Era permitido marcar até três características/funcionalidades preferidas.
Quanto ao meio de pagamento favorito para compras no celular, foi observado um aumento do cartão de crédito, que passou de 62% para 66%, ampliando a sua liderança. Isso é um reflexo da maior oferta e facilidade de emissão de cartão de crédito no Brasil. Outro meio de pagamento que ganhou popularidade no m-commerce foi o Pix, passando de 8% para 11%. Por sua vez, boleto bancário e carteiras digitais apresentam tendência de queda nos últimos seis meses.
Entre os aplicativos usados com mais frequência no m-commerce brasileiro os três primeiros colocados continuam os mesmos: iFood, Mercado Livre e Americanas. Entretanto, vale destacar a ascensão meteórica do Shopee. Em apenas seis meses, esse aplicativo ganhou 9 pontos percentuais, subindo de 18% para 27%, encostando nos três primeiros do ranking. O Magazine Luiza, na quinta posição, também registrou um aumento acima da margem de erro, crescendo 4 pontos percentuais em seis meses, passando de 18% para 22%.
A pesquisa entrevistou 2.100 brasileiros que possuem smartphone, entre os dias 4 e 16 de agosto. A margem de erro da pesquisa é de 2,1 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%. O relatório integral pode ser baixado aqui.