O Twitter (Android, iOS) firmou um acordo para vender a plataforma de publicidade MoPub para a AppLovin. Na operação, a empresa de marketing digital comprará por US$ 1,05 bilhão em dinheiro o serviço que oferece monetização in-app.
Atualmente, o software do MoPub está em 45 mil apps que monetizam com campanhas de publicidade endereçadas a uma audiência de 1,5 bilhão de usuários no mundo. De acordo com Adam Foroughi, CEO e cofundador da AppLovin, a empresa pretende entregar uma plataforma de publicidade mais robusta para anunciantes e de incremento de monetização para desenvolvedores de apps.
Comprada em 2013 por US$ 350 milhões, a MoPub gerou ao Twitter US$ 188 milhões em receita nos negócios de ‘licenciamento de dados e outros’ em 2020.
A transação ainda depende de aval do regulador norte-americano.
Foco interno
Jack Dorsey, CEO do Twitter, afirma que o dinheiro será usado para acelerar o desenvolvimento de produtos próprios e incremento de receita por meio deles, como publicidade baseada em desempenho e iniciativas para comércio e pequenas e médias empresas. O CFO da rede social, Ned Segal, lembra que a estratégia de produtos internos tem como objetivo dobrar a receita anual total do Twitter, de US$ 3,7 bilhões obtidos em 2020 para US$ 7,5 bilhões em 2023.
Por outro lado, o dinheiro chega em uma boa hora. O Twitter deve pagar uma pena de US$ 809 milhões no terceiro trimestre de 2021 após firmar um acordo com acionistas que comprovaram na Justiça da Califórnia, EUA, que a companhia enganou-os sobre a frequência de usuários na plataforma.