A startup BoletoFlex criou uma solução de parcelamento de compras sem cartão de crédito para ser oferecida como meio de pagamento em sites e apps de comércio eletrônico. É uma espécie de crediário digital, conhecido hoje em dia no exterior como “buy now, pay later”. Na prática, funciona como um empréstimo instantâneo para o consumidor, enquanto o lojista recebe o valor integral já no dia seguinte. Presente em cerca de 50 lojas, incluindo sites como Multilaser, Positivo, Mobly e ViaLaser, a solução da BoletoFlex deve ser responsável por R$ 50 milhões em vendas este ano, das quais 75% são iniciadas através de dispositivos móveis. A expectativa da startup é que esse volume cresça 20 vezes no ano que vem, graças à entrada de novos clientes, como Leroy Merlin e CVC.
“O crediário antigamente era algo exclusivo de grandes redes. A BoletoFlex permite que todo mundo tenha o seu crediário. Levamos flexibilidade de pagamento para o e-commerce vender mais. A maioria dos sites de e-commerce oferece pagamento por cartão de crédito, boleto à vista e Pix à vista. Mas deixam de fora quem, no mundo físico, compraria no crediário por não ter cartão de crédito. Nossa solução é uma forma de derrubar essas barreiras entre consumidor e lojista”, explica Pedro Noll, CMO e cofundador da BoletoFlex, em conversa com Mobile Time.
A solução está integrada a algumas das principais plataformas de e-commerce utilizadas no Brasil, como Vtex, Magento e PagSeguro – esta última, aliás, se tornou recentemente acionista da BoletoFlex. Uma vez adotada a solução, a BoletoFlex passa a aparecer como mais uma opção de pagamento no check-out, ao lado das demais, como cartão de crédito e boleto bancário. Para usar a solução, o site de e-commerce paga uma taxa similar ao MDR do cartão de crédito, variando entre 3% e 5% do valor da venda, e recebe o valor integral no dia seguinte. A partir daí, fica a cargo da BoletoFlex gerenciar a cobrança das parcelas junto ao consumidor. Todo o risco de fraude e inadimplência fica com a BoletoFlex.
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Para cada consumidor, a BoletoFlex faz uma análise de score de crédito em tempo real, que resulta em uma oferta com juros que variam de 1,99% a 4,99% por mês, e parcelamento em até 24 vezes. Os dados coletados pelo celular ajudam na análise. Sistema operacional e até resolução de tela são considerados pelo algoritmo. A BoletoFlex pede também que seja tirada uma selfie, para verificar a biometria facial com a base do Serpro, evitando fraudes por falsidade ideológica. “O celular funciona como um dispositivo antifraude para a gente”, diz Noll.
O executivo destaca também a rapidez da solução: ”A aprovação é instantânea. Outras soluções levam dias para aprovar, o que é péssimo para a conversão. A gente consegue dar resposta ao consumidor em milissegundos”.
A BoletoFlex se encarrega de avisar o consumidor quando uma parcela está para vencer, o que é feito através de diversos canais, como SMS e WhatsApp. E o comprador consegue acompanhar seus pagamentos através de um portal na web, acessível pelo seu smartphone.
O tíquete médio das compras com BoletoFlex está em torno de R$ 1,2 mil. De acordo com Noll, a solução consegue aumentar em até 85% o tíquete médio em alguns sites de e-commerce. E 20% dos consumidores retornam para comprar de novo. “Atingimos o público millennial, que tem aversão a cartão de crédito ou possui limite baixo”, comenta.