O Google anunciou nesta sexta-feira, 15, novas políticas para anúncios eleitorais para o pleito de 2022. Quem quiser publicar propagandas que mencionem um candidato ou partido nas plataformas da empresa estará sujeito a um processo de verificação, e entrará na versão brasileira do “Relatório de Transparência de Publicidade Política”.

O documento, que estará disponível a partir do primeiro semestre do ano que vem, trará uma lista dos anúncios e informações sobre quem pagou, em qual plataforma aconteceu a exibição, quais os critérios de segmentação e quanto dinheiro foi gasto.

O Google reforçou iniciativas para o combate às fake news, como parcerias com empresas de jornalismo de checagem de fatos, e com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). “Não vamos conseguir acabar com a desinformação sozinhos. As narrativas fraudulentas circularão com força”, disse Aline Rezende Peres Osorio, secretária-geral da presidência do TSE, em coletiva de imprensa promovida pelo Google.

Ainda na parceria com o TSE, a empresa terá, na Google Play, sua loja virtual de aplicativos, uma seleção com apps relevantes para ajudar e orientar o eleitor, como o e-Título (Android, iOS). Foram realizados também treinamentos com equipes da Justiça Eleitoral para o desenvolvimento de aplicativos da área.

 

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