Assim como nas lojas físicas, os produtos vendidos online também geram emissões de carbono. Com o objetivo de conscientizar e fazer com que o consumidor participe deste processo, o algoritmo EcoCart, que chegou ao Brasil em setembro passado, traz a possibilidade de compensar estas emissões.

Ao finalizar uma compra, o sistema calcula automaticamente a emissão de carbono dos produtos, utilizando critérios que vão desde a distância que será percorrida para que a encomenda chegue ao destino, passando por peso e tamanho do objeto. O valor adicional a ser pago aparece logo abaixo do carrinho. São três opções que podem ser escolhidas pelo comerciante: a empresa arcar com o valor; o consumidor ser convidado a pagar; e a empresa dividir com o cliente a compensação. Os acréscimos ficam entre 0,8% a 1,4% do valor do produto, dependendo das emissões.

“Não se trata de doação. É sobre consciência e responsabilidade. Minha compra gera emissões, danos e lixos. E eu posso decidir se quero tomar uma atitude em relação a esta compra”, afirma Pedro Vasconcellos, head do EcoCart no Brasil, para Mobile Time. Segundo ele, os valores pagos sobre as emissões são destinados a 25 projetos pelo mundo, que são escolhidos pelo e-commerce. São opções que vão desde reflorestamento e proteção, até energia solar, eólica e compostagem.

O EcoCart foi desenvolvido nos Estados Unidos e já é utilizado em cerca de 1,5 mil e-commerces em várias partes do mundo. De acordo com Vasconcellos, 28% dos consumidores americanos aceitam a compensação de carbono no final de suas compras online. “Os e-commerces com EcoCart instalado por lá tiveram 14% de aumento de vendas. No Brasil temos o lançamento de um novo e-commerce por semana com EcoCart”, disse.

 

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