A Twilio apresentou recentemente uma plataforma para hiperpersonalização de campanhas de marketing, a Twilio Engage. A ferramenta mira especialmente em empresas nativas digitais com grande variedade de produtos e diversidade de clientes, explica Raul Rincon, vice-presidente da Twilio para a América Latina, em conversa com Mobile Time. Com inteligência artificial proprietária, a solução analisa diversas fontes de dados para prover insights às equipes de marketing e de atendimento na construção de uma comunicação e de ofertas personalizadas para cada cliente.
“A comunicação entre negócios e consumidores (B2C) precisa melhorar muito. Há várias ferramentas para o mercado B2B, mas no B2C é complicado, porque existem muito mais consumidores que negócios. Como personalizar essa comunicação?”, comentou o executivo.
A proposta da Twilio Engage é permitir que qualquer empresa aproveite a fundo os dados que possui sobre seus clientes para desenvolver uma experiência de personalização similar àquela feita hoje por grandes marcas digitais, como Netflix e Amazon, que apresentam em suas homepages ofertas feitas sob medida para cada usuário, com base em seu histórico de utilização. A ideia é sugerir produtos específicos para cada consumidor, além de indicar os melhores canal, dia e hora para o contato.
A Twilio Engage está operando em fase beta, com clientes ao redor do mundo, dentre eles 1-800-Flowers.Com e Futurum Research. O lançamento oficial está previsto para o começo de 2022. Pelo uso da ferramenta, a Twilio cobrará uma assinatura básica e um preço por volume.