A Anatel e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), por meio do BID Invest, anunciaram os resultados do projeto C2DB (Crowdsourcing for Digital Connectivity in Brazil), um trabalho que visa compreender melhor a conectividade no Brasil para gerar investimentos futuros.
A equipe técnica apresentou um mapa detalhado da conectividade digital para o Brasil, as demandas e as ofertas. Foram registradas 19,7 milhões de pessoas sem banda larga em 2020, nem fixa, nem móvel. Em um exercício de projeção, para alcançar uma cobertura de 98% desta população em 5 anos, seria necessário um investimento de US$ 9,5 bilhões de dólares, 60% no acesso e 40% no transporte.
De acordo com o estudo, este valor aumentaria a cobertura móvel em 1,3% e acarretaria um aumento do PIB em 2,4%, além de conectar 3.771 unidades de saúde e 21.230 escolas públicas.
O objetivo da Anatel e do BID é reunir todas estas informações e gerar a primeira plataforma digital de visualização da conectividade no território brasileiro. “Este projeto será uma referência para o banco atuar em outros países”, afirmou o presidente da agência, Leonardo Euler, que aproveitou o para anunciar um acordo de cooperação da agência com a Fundação Lemann, visando a inclusão digital do ensino no Brasil.