A prefeitura do Recife planeja digitalizar 100% dos seus serviços públicos até 2023. Um censo realizado pelo governo municipal identificou que este provê ao todo 613 serviços para a população, dos quais 151 estão digitalizados. E, em 2024, a expectativa é adotar um conceito de plataforma aberta de serviços públicos, viabilizando a integração através de APIs. O processo está sendo conduzido pela secretaria executiva de transformação digital, criada pela atual gestão exatamente para promover uma digitalização transversal da prefeitura.
“Não se trata de só fazer um app bonitinho, mas ajudar na promoção da cidadania, seja para ter um serviço público mais rápido, ou com impacto social mais relevante”, explica Rafael Figueiredo, secretário de transformação digital do Recife, em conversa com Mobile Time.
Os serviços digitalizados são disponibilizados ao cidadão através do app Conecta Recife (Android, iOS), criado pela gestão anterior e ampliado pela atual. Através dele, a população consegue se comunicar com a prefeitura, reportando problemas como buracos nas vias e semáforos quebrados, e acessar os diversos serviços digitais. Com a pandemia, o volume de downloads do Conecta Recife disparou, passando de 9 mil para mais de 620 mil.
Na campanha de vacinação, o aplicativo serviu, por exemplo, para o agendamento da vacina, o que acabou com as filas. “Fizemos slots de cinco em cinco minutos. Quando atrasa 15 minutos é um escândalo. Nosso NPS é de 92. E esse sistema (de agendamento) está à disposição para outras cidades usarem de graça. Doamos para Maceió, Petrolina e outros municípios”, relata o secretário. O passaporte de vacinação da cidade também fica dentro do Conecta Recife, assim como um serviço de saúde comunitária, que será repaginado no ano que vem e ganhará teleconsultas por vídeo.
Um serviço adicionado ao Conecta Recife recentemente é o GO Recife, uma plataforma de oferta de empregos, serviços digitais e cursos profissionalizantes. Em apenas duas semanas após seu lançamento, mais de 30 mil pessoas publicaram seus currículos na plataforma; 8 mil profissionais se cadastraram para a prestação de serviços digitais; e há 1,4 mil cursos disponíveis.
Há planos também de adicionar ao app dados em tempo real sobre transporte público da capital pernambucana, em parceria com um provedor da iniciativa privada.
“A prefeitura pode contribuir para a virada econômica do povo. Queremos deixar um legado. Quando se faz disrupção, são criados novos futuros. Queremos que a gestão pública ruim, de cara feia, fique no passado e que ninguém retroceda para esse antigo padrão”, conclui Figueiredo.