O iFood (Android, iOS) sofreu um ataque à sua plataforma de delivery e teve nomes dos restaurantes alterados na noite de terça-feira, 2. De acordo com o iFood, as alterações nos nomes dos restaurantes foram causadas a partir da conta de um funcionário de uma empresa prestadora de serviço de atendimento. Essa pessoa teria permissão para fazer ajustes no cadastro dos restaurantes na plataforma. Foram alterados os nomes de alguns estabelecimentos para “Vacina Mata”, “Lula Ladrão”, “Petista Comunista”, Marielle de Franco Peneira” (sic) e “Bolsonaro 2022”. Em comunicado, a empresa informou que cerca de 6% dos estabelecimentos do aplicativo tiveram seus nomes alterados.
O acesso da prestadora de serviço foi imediatamente interrompido, e os nomes dos restaurantes já estão sendo restabelecidos.
É importante destacar que os meios de pagamento dos clientes estão seguros.
— iFood (@iFood) November 3, 2021
Coincidência ou não, as alterações aconteceram logo após o iFood ter removido o patrocínio ao Flow Podcast, cujo apresentador, Bruno Aiub, ou Monark, como é mais conhecido, foi criticado no Twitter por comentários racistas.
No Twitter, o iFood explica ainda que o acesso à prestadora de serviço foi imediatamente interrompido assim que o dano foi percebido. “É importante destacar que os meios de pagamento dos clientes estão seguros”, garante a empresa. “Os dados de meios de pagamento não são armazenados nos bancos de dados do iFood, ficando gravados apenas nos dispositivos dos próprios usuários, não tendo havido comprometimento de dados de cartões de crédito”, explicou.
“Também não há qualquer indício de vazamento da base de dados pessoais de clientes ou entregadores cadastrados na plataforma”, complementou a empresa.
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) se manifestou nesta quarta-feira, 3, informando que espera uma compensação financeira pelos eventuais prejuízos sofridos pelos estabelecimentos.
“Recebemos com muita preocupação a notícia. Além dos óbvios prejuízos financeiros, que esperamos que sejam compensados pelo aplicativo, e de imagem para os estabelecimentos, o que chama a atenção é a fragilidade demonstrada. Menos mal que a resposta tenha sido rápida, identificando e resolvendo o problema antes que os prejuízos se avolumassem”, disse a Abrasel em seu comunicado.