A Stellantis aposta no desenvolvimento de softwares embarcados em seus carros para diferenciar suas 14 marcas de automóveis e aumentar sua rentabilidade ao longo dos próximos anos. A companhia anunciou nesta terça-feira, 7, que está desenvolvendo uma plataforma de inteligência artificial, a STLA Brain, com lançamento previsto para 2024. Sobre ela serão criados diversos novos serviços digitais relacionados a três pilares: 1) o veículo em si; 2) cockpit; 3) direção autônoma. A conectividade será feita via rede 5G.
Hoje, a Stellantis tem 12 milhões de carros conectados espalhados pelo mundo. A partir da chegada da plataforma de IA e de vários novos serviços, esse número crescerá rapidamente, atingindo 26 milhões em 2026 e 34 milhões em 2030.
“Estamos transformando a Stellantis em uma companhia de tecnologia em mobilidade”, disse seu CEO, Carlos Tavares.
A receita da empresa com serviços digitais oferecidos dentro dos carros deve ser de 380 milhões de euros este ano. Em 2025, esse faturamento anual terá sido multiplicado por dez, chegando a 4 bilhões de euros. E em 2030 a previsão é de gerar 20 bilhões de euros com serviços digitais. A empresa espera conquistar com esses serviços margens similares a de empresas de tecnologia
Atualmente, a maioria dos serviços digitais oferecidos pela Stellantis são de entretenimento. A empresa tem 400 mil assinantes no momento. A ideia para os próximos anos é criar diversos novos serviços digitais a partir da plataforma STLA Brain, que poderão ser contratados diretamente de dentro dos carros. Estão sendo estudados novos serviços em segurança, entretenimento, navegação e controle remoto, a serem vendidos como features adicionais para os carros e na forma de assinatura.
Um dos objetivos é de que os novos serviços digitais variem de acordo com a marca e o modelo do automóvel. Para a marca Jeep, por exemplo, foram citados dois exemplos imaginados: um serviço de rotas de trilhas e outro de acompanhamento do trajeto com um drone.
Nesse processo de priorização de software, a Stellantis vai criar uma academia interna para treinar mais de 1 mil colaboradores com habilidades nessa área. A expectativa é ter 4,5 mil pessoas dedicadas a tecnologia em 2024.
Brasil
Vale lembrar que, no Brasil, a Stellantis fechou este ano um acordo com a TIM, que será responsável por prover a conectividade em seus automóveis aqui fabricados.