O aplicativo de mobilidade Moovit (Android, iOS, WebApp) anuncia sua integração com a WeWalk, uma bengala inteligente que usa Bluetooth para se conectar com o smartphone do usuário. Com a integração, pessoas com deficiência visual poderão receber informações do app, ajudando-as a utilizar o transporte público.
São fornecidos dados de 3,4 mil cidades de 112 países, ou seja, onde o Moovit está presente, inclusive o Brasil, onde o app de mobilidade urbana possui informações sobre o transporte público de mais de 400 municípios.
Entre as funcionalidades estão:
- Identificação e orientação sobre pontos de ônibus e de estações de metrô;
- Informações em tempo real de chegadas de ônibus e outros veículos, com estimativas minuto a minuto;
- Função “Vamos” do Moovit, com uma orientação passo a passo por toda a rota, incluindo quando sair ou fazer baldeação de ônibus/trem;
- Alertas em áudio sobre chegada de veículos e aproximação do ponto ou estação de destino;
- Alertas de serviço e outros avisos sobre alterações na operação.
Sobre a WeWalk
A WeWalk desenvolveu um dispositivo que se conecta à bengala, alertando o usuário sobre obstáculos no caminho, usando sensores ultrassônicos e emitindo vibrações. Emparelhado a um smartphone via Bluetooth, o dispositivo utiliza dados do Google Maps para compreender os arredores e avisar sobre obstáculos. É possível, também, fazer a integração com o Google Assistente, uma vez que o aparelho possui um microfone integrado, de modo que seu usuário não precise tirar o celular do bolso.
Segundo o idealizador da bengala e da empresa, Kursat Ceylan, o recurso de detecção emite um alerta quando identifica algum obstáculo.
A bengala WeWalk está disponível no Brasil e é vendida neste site. Está em promoção de R$ 4,9 mil por R$ 3,1 mil.