Os apps de criação e distribuição de vídeos curtos TikTok (Android, iOS) e Kwai (Android, iOS) haviam sido o principal destaque positivo da edição de junho de 2021 da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil, quando registraram um crescimento expressivo, puxado por seus investimentos pesados em mídia de massa e oferta de programas de remuneração dos usuários pelo seu engajamento. Entretanto, no levantamento mais recente, divulgado no fim de dezembro, ambos registraram uma queda brusca de popularidade.
O TikTok estava presente na home screen de 8% dos smartphones brasileiros em novembro de 2020, saltou para 15% em junho de 2021, e caiu para 7% em novembro de 2021. O Kwai, por sua vez, aparecia com 1% em novembro de 2020, subiu para 10% em junho de 2021, e baixou para 6% em novembro de 2021.
Vale lembrar que o meio do ano passado, quando houve um crescimento abrupto, ambos estavam no auge de uma disputa por usuários, investindo pesado em mídia de massa e em campanhas remuneradas de member get member. A redução desses investimentos talvez explique essa queda, demonstrando que o crescimento anterior era, em certa medida, artificial.
A pesquisa foi feita entre 10 e 20 de novembro de 2021 com 2.036 brasileiros com 16 anos ou mais que acessam a Internet e possuem smartphone – antes, portanto, do recrudescimento dos casos de Covid-19 verificados na virada do ano. O relatório integral pode ser baixado aqui. A pesquisa tem margem de erro de 2,1 pontos percentuais e 95% de grau de confiança.