A 2bots, uma das empresas pioneiras no mercado brasileiro de chatbots, mudou de nome e agora se chama Hyper2. A decisão de trocar a marca é acompanhada de um reposicionamento estratégico: a companhia não faz apenas bots, mas atua com inteligência artificial e interfaces conversacionais em geral, incluindo NPCs (non player characters) dentro de metaversos, por exemplo. Sua plataforma de criação de bots continuará sendo chamada de 2bots.
“Resolvemos nos reposicionar. Estamos tirando o peso do ‘bot’ em nosso nome para sermos uma coisa maior”, explica Luiz Augusto Barros, fundador da companhia. Ele se queixa também que o mercado de bots está ‘commoditizado’, sendo dominado por empresas que vendem posições de atendimento e dão os chatbots de graça. Nesse contexto, é preciso se diferenciar agregando valor às soluções.
Digital workforce
Uma das apostas da Hyper2 está no aluguel de força de trabalho digital para empresas, ou “digital workforce”, em inglês. A ideia é desenvolver chatbots que possam fazer trabalhos repetitivos dentro de grandes companhias, como controle de reembolsos de despesas da equipe comercial; interface com planos de saúde; verificação de folha de pagamento etc.
“São tarefas recorrentes, que tomam tempo e que normalmente não são o core business das empresas. A gente desenvolverá esses bots com especialistas das áreas e vamos alugá-los”, explica Barros.
A Hyper2 pretende lançar esses robôs no segundo semestre. O preço ainda não foi definido, mas a ideia é que custem mais barato do que contratar uma pessoa para realizar as tarefas, diz o executivo.