A rede social ASKfm (Android, iOS) conquistou 415 mil usuários brasileiros nos últimos dois anos e registra atualmente 42,5 mil usuários ativos mensais (MAUs, na sigla em inglês) no País, informa a empresa a Mobile Time. Em 2020 eram 40,5 mil MAUs no Brasil.
O app é uma rede social para a publicação de perguntas e respostas, o que pode ser feito de forma anônima ou aberta. Sua monetização acontece a partir da venda de recursos in-app, como a desativação de anúncios, o envio de respostas secretas, a realização de chats privados, e a promoção do próprio perfil, aumentando sua visibilidade e, consequentemente, as chances de interação.
“Os usuários no Brasil são bastante sociáveis. Eles são mais propensos a fazer perguntas anônimas do que abertas. A maioria responde com mais frequência do que pergunta. Uma pergunta para você diretamente é muito mais do que um like ou um comentário nas redes sociais. É mais valioso; você sente sua importância”, comenta Anastasia Pochotnaya, chefe do departamento de comunicação da ASKfm, na resposta enviada a Mobile Time.
No mundo, a ASKfm tem 350 milhões de pessoas cadastradas. A empresa foi criada em 2010 e tem sede em Riga, na Letônia.