O Google anunciou nesta terça-feira, 25, o fim do projeto FLoC e o início da API Topics. Trata-se da segunda tentativa para permitir que anunciantes comprem espaço publicitário com base nos interesses de navegação dos usuários sem precisar depender de cookies de rastreamento, que são invasivos.
O novo sistema de navegador, batizado de Tópicos, agrupa cada usuário em até 15 cestas de cerca de 350 opções (desenhadas por humanos), como “fitness” e “viagem”, com base em três semanas de navegação. Os anunciantes verão até três cestas por usuário conforme decidirem se devem exibir um anúncio a esse indivíduo.
O navegador do usuário armazenará esses tópicos por três semanas antes de excluí-los. O Google diz que essas categorias “são selecionadas inteiramente em seu dispositivo” e não envolvem “nenhum servidor externo, incluindo servidores do Google”. Ao visitar um site, os tópicos mostram ao site e seus parceiros de publicidade apenas três de seus interesses, consistindo em “um tópico de cada uma das últimas três semanas”.
FLoC
A proposta é que os cookies não sejam mais utilizados até o final de 2023, o que impediria as empresas de publicidade de registrar os sites que alguém está visitando. Mas o Google precisa vir com um plano B, e o projeto FLoC era um deles. O Federated Learning of Cohorts, ou FLoC, tinha como objetivo agrupar constantemente as pessoas em grandes cestas projetadas por algoritmos baseados em sites que os usuários visitaram na última semana. Os anunciantes poderiam exibir anúncios em uma cesta preferencial, mas não teria detalhes dos indivíduos nela ou quais interesses eles compartilhavam.
De acordo com a Reuters, em testes realizados no ano passado, alguns anunciantes acharam o FLoC menos eficaz do que os cookies para escolher os usuários como alvo e o sistema corria o risco de expor o histórico de navegação de um indivíduo.