| Publicada no Teletime | A Claro publicou na noite desta terça-feira, 8, resultados operacionais do quarto trimestre de 2021 e do consolidado do ano. Os números apontaram alta na receita e no Ebitda da companhia, sobretudo pelo desempenho do segmento móvel – que cresceu 8,3%.
O faturamento total do grupo atingiu R$ 39,72 bilhões ao longo do ano passado, uma leve alta de 0,7%. No último trimestre de 2021, o avanço foi de 0,6%, para R$ 10,20 bilhões.
Nos mesmos intervalos, o Ebitda da companhia somou R$ 16,53 bilhões (aumento anual de 2,9%) e R$ 4,36 bilhões no último tri, em melhora de 3,6%. A margem Ebitda ficou em 41,6% no acumulado de 2021, subindo para 43%nos últimos três meses.
Móvel
A própria empresa apontou o desempenho no mercado móvel como grande destaque dos resultados. O segmento cresceu 8,3% em receitas na base anual e trimestral, atingindo R$ 17,35 bilhões e R$ 4,54 bilhões, na ordem.
Apenas no pós-pago, o crescimento na base foi de 16,2%, significando 5,8 milhões de novos clientes nos 12 meses de 2021. A base da Claro na modalidade é de 41,4 milhões de chips. Já o pré-pago soma outros 29,1 milhões de clientes, totalizando 70,5 milhões nas duas categorias.
A companhia ainda apontou as primeiras ativações do 5G em 2,3 GHz como fato relevante, bem como a liderança em velocidade no acompanhamento da Ookla e a marca de um milhão de downloads no aplicativo Claro Pay (Android, iOS)– que reporta 700 mil usuários ativos.
Fixo
Apesar do crescimento no mercado móvel, a maior contribuição para as receitas da Claro ainda vem do segmento fixo. Nos doze meses de 2021, os serviços geraram R$ 20,62 bilhões (recuo de 4,8%). No último trimestre do ano, a queda foi menor: 3,7%, para R$ 5,15 bilhões.
A liderança no mercado de banda larga, contudo, seguiu intocada. Segundo a Claro, a velocidade média das conexões da empresa dobraram ao longo do ano, com mais de 80% da base com níveis de serviço acima de 250 Mbps.
Ao todo, a cobertura nacional da Claro alcança 35,7 milhões de lares em 372 cidades. Em 88 delas, foram lançadas novas redes de fibra até a residência (FTTH), totalizando 168 cidades atendidas com a tecnologia e 3,2 milhões de homes-passed (HPs).
Na TV por assinatura, a empresa valorizou a participação de mercado de 43% no segmento, além de 255,7 mil assinantes na solução Claro Box TV (em aumento de 65 mil clientes no trimestre).
B2B
Em paralelo, a operadora apontou o melhor desempenho no mercado corporativo desde 2019. Linhas de negócio como banda larga e nuvem (cloud) teriam mais do que dobrado dentro da operadora, enquanto as vendas de serviços de segurança cresceram 49%.