A holandesa CM.com está em plena expansão internacional e acaba de abrir escritório no Brasil, ao mesmo tempo em que inicia operações também no México e no Cazaquistão. A empresa fornece plataformas para gestão de canais de comunicação, gerenciamento de dados dos consumidores e criação de chatbots e voice bots. No Brasil, seu foco principal será em projetos de comércio conversacional para os setores varejista, financeiro e de logística, informa seu country manager no País, Ronald Bragarbyk, em conversa com Mobile Time.

“Nosso foco vai ser em comércio conversacional, por entendemos que é um gap a ser trabalhado no mercado brasileiro. Mas nada impede que haja demandas por diferentes tipos de bots”, diz Bragarbyk.

A companhia montou um escritório na Avenida Paulista, em São Paulo, e conta com uma equipe local de cinco pessoas para as áreas de vendas, suporte técnico pré-venda e marketing. Mais profissionais devem ser contratados ao longo do ano. No mundo, a CM.com tem 800 colaboradores e 20 escritórios. 

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Ronald Bragarbyk, country manager da CM.com: “Nosso foco vai ser em comércio conversacional, por entendemos que é um gap a ser trabalhado no mercado brasileiro” (Foto: Gabriel Reis)

Produtos

A CM.com divide seu portfólio em três produtos. O primeiro se chama Mobile Service Cloud e consiste na gestão unificada dos diversos canais de comunicação do cliente-empresa (SMS, WhatsApp, RCS, GBM, Telegram, Instagram, Messenger etc). Através dele é possível construir bots roteirizados (sem processamento de linguagem natural) e acompanhar toda a jornada do consumidor nos diferentes canais. Vale destacar que a CM.com é um BSP oficial do WhatsApp.

Outro produto é o Mobile Marketing Cloud, uma solução de análise do comportamento digital do cliente para a criação de campanhas de marketing personalizadas. Essa plataforma ajuda a armazenar, organizar e enriquecer os dados dos consumidores, sempre respeitando a legislação local, como a LGPD brasileira. 

O terceiro se chama Conversational AI Cloud e consiste em uma plataforma para construção de chatbots e voice bots com inteligência artificial, capazes de entender o que o usuário fala ou escreve a partir de um motor de processamento de linguagem natural desenvolvido pela própria CM.com e habilitado para o Português do Brasil.

Os três produtos estão integrados entre si e possuem APIs para conexões externas.

Dados financeiros

A CM.com é listada na bolsa de valores de Amsterdã desde 2020 e está avaliada em US$ 780 milhões. No primeiro semestre do ano passado a companhia registrou faturamento de US$ 121 milhões, crescimento de 97% em relação ao mesmo período de 2020. Sua projeção para o ano de 2021 completo é de uma receita entre US$ 270 milhões e US$ 304 milhões. 

Análise

A CM.com é mais uma empresa internacional de bots a vir para o Brasil. O tamanho do mercado brasileiro, a alta penetração do WhatsApp, presente em 99% dos smartphones nacionais, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, e o interesse do brasileiro por ferramentas digitais são fatores que têm atraído cada vez mais empresas desse setor. Outros exemplos recentes são a norte-americana Twilio, que comprou a Teravoz e adquiriu uma participação minoritária na Zenvia; a sueca Sinch, que adquiriu a Wavy; e a indiana Gupshup.

 

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