O Facebook (Android, iOS) anunciou a expansão do Reels para mais 150 países nesta terça-feira, 22. Os novos recursos do Facebook Reels incluem Remix e compartilhamento no Facebook Stories.
De acordo com texto no blog do Facebook, assistir a vídeos é metade do tempo gasto na rede social. E no Instagram o Reels é o formato de conteúdo que mais cresce.
Para estimular o uso da ferramenta, a rede está criando uma série de oportunidades para os criadores ganharem dinheiro. O programa de bônus Reels Play parte do investimento de US$ 1 bilhão para pagar a criadores qualificados até US$ 35 mil por mês com base nas visualizações de seus Reels. Nos próximos meses a ideia é que a mídia social expanda o programa de bônus para mais países, para que mais criadores sejam recompensados.
O Facebook também adicionou ferramentas de edição e expandiu opções de publicidade. Os usuários do Facebook Reels poderão “remixar” vídeos de outras pessoas e fazer upload de clipes de até 60 segundos de duração, assim como no Instagram Reels. Será possível também salvar rascunhos, e a Meta adicionará novas ferramentas de recorte de vídeo nos próximos meses.
A Meta também está adicionando mais anúncios de monetização ao Facebook Reels. Haverá dois novos formatos: anúncios de banner que aparecem “como uma sobreposição semitransparente na parte inferior de um carrossel do Facebook” e anúncios de adesivos estáticos “que podem ser colocados por um criador em qualquer lugar dentro de seu carrossel”. A empresa também dará aos criadores em “quase todos os países onde os anúncios in-stream estão disponíveis” acesso ao seu programa automático de colocação de anúncios e lançará o Stars (forma de os fãs doarem diretamente aos criadores).
Meta disse ainda que “nas próximas semanas”, os usuários poderão compartilhar este formato de vídeo em mais lugares no Facebook, inclusive nos Stories e na guia ‘Assistir’ da plataforma.