As operadoras regionais começam a ver que apenas a conectividade pela conectividade já não segura o cliente. Durante o Fórum de Operadoras Inovadoras, evento organizado por Mobile Time e Teletime nesta quarta-feira, 6, duas provedoras e uma associação do setor deram exemplos de aplicações que o mercado regional de telecomunicações oferece como valor agregado ao cliente.
Rogerio Dalemolle, diretor geral da associação Neo, disse que muitas estão procurando soluções para quem trabalha ou passa muito tempo em casa, como apps de educação, qualidade de vida em casa/exercícios e telemedicina. E muitos ISPs estão sendo procurados por fintechs para ter solução de banco como serviço (BaaS).
“Imagina que um ISP tem 20 mil assinantes: ele pode vender 20 mil cartões de crédito ou 20 mil contas correntes, por exemplo. Como muitos desses ISPs têm lojas na cidade, em contato fácil com o consumidor, eles estão começando a procurar soluções de fintechs”, explicou Dalemolle.
Daniel Gomes, COO da Um Telecom, explicou que oferece a plataforma com escolha de streaming, One Play, para seus clientes. Também tem trabalhado com ofertas de serviços de conectividade, segurança da informação e computação em nuvem para o B2B, mas que começam a chegar na ponta com os ISPs associados.
Por sua vez, Fabiano Ferreira, CEO da Vero, explicou que há muito potencial de incremento de receita com OTTs de vídeos, como pôde ver através de parcerias com Globoplay e HBO Max. Mas ressalta que é preciso ter uma rede de qualidade antes de avançar nas ofertas de SVAs.
“A empresa precisa estar focada na experiência do cliente. Sem uma conectividade boa, o consumidor não vai comprar OTT e casa conectada”, disse.
Ferreira afirmou ainda que a sua companhia não tem vocação de fazer tudo dentro de casa, mas procura parceiros que ofereçam soluções white label, o que vale para produtos de casa conectada, nuvem e eventualmente banco como serviço.