Alfred Delivery

Foto: divulgação

O Alfred Delivery (Android, iOS), plataforma de entregas de first mile e last mile, voltada para pequenas e médias cidades, registrou crescimento de 390% do número de entregas no primeiro trimestre de 2022 na comparação com o mesmo período do ano anterior. A startup utiliza o modelo de licença e está presente em mais de 200 cidades. Em 2021, o negócio gerou um faturamento de R$ 12,2 milhões e a expectativa é crescer de cinco a dez vezes até 2023, ainda com foco em municípios com dificuldades para encontrar serviço de entregas.

A startup faz entregas tanto da loja até o cliente final (last mile) quanto do fabricante até o centro de distribuição (first mile). Só não vale produtos muito grandes. No mais, o Alfred entrega produtos de petshop, restaurantes e bares, roupas, itens de farmácia, entre outros.

Alfred Delivery

Myrko Micali, CEO do Alfred Delivery. Foto: Carla Benedini/divulgação

Em conversa com Mobile Time, Myrko Micali CEO e cofundador da startup, explica que a empresa de logística acaba também entrando nas grandes cidades com a ajuda dos licenciados por conta da forte demanda. Assim, estão em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo. “Só não estamos em dois estados: Acre e Alagoas. Isso porque ainda não temos licenciados nessas regiões. Mas, na velocidade com que estamos crescendo, devemos chegar até julho”, estima.

“A logística vem crescendo. É um mercado em expansão e é difícil ter um único player para fazer isso. O grande pensamento nosso é suprir com qualidade essas necessidades. E a demanda nas grandes cidades chegou para nós. Não fomos atrás disso. E só por isso estamos entrando”, conta o executivo. Micali estima que até o fim de 2022 o Alfred Delivery chegue a mais de 500 operações.

Licenciado e entregador

Atualmente a startup possui cerca de 195 empreendedores licenciados que trabalham de forma digital na gestão do negócio em suas respectivas cidades.

O licenciado funciona como um suporte para varejistas e motociclistas e um captador de novos clientes. Ele deve participar de uma imersão de cinco dias sobre o negócio como um todo, com conteúdos sobre como vender e como é o delivery. Um analista o acompanha em toda a sua jornada e, conversa frequentemente para tirar dúvidas e saber como está. Dependendo, o Alfred entrega leads para o licenciado correr atrás dos clientes, faz suporte em tempo real e assume o risco de inadimplência do licenciado, além de fazer a gestão financeira – o Alfred, inclusive, faz o pagamento do entregador. “Nós fazemos tudo para ele (licenciado). E, para que ele não corra o risco de não ter capital de giro, nós assumimos o risco da inadimplência para ele fazer o processo mais tranquilo”, explica o CEO.

Em seu modelo de negócio, a startup fica com uma porcentagem do que o licenciado ganhar. E o Alfred Delivery se compromete a ajudar o empreendedor em todos os aspectos do negócio.

Para o entregador, o Alfred Delivery oferece seguro de vida, suporte e parceiros locais como guincho de moto e mecânico com desconto. O entregador recebe por entrega.

 

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