A V.tal (InfraCo da Oi) lançou nesta quinta-feira, 14, duas soluções voltadas à expansão das redes 5G para operadoras e torreiras móveis. De acordo com a companhia, as soluções foram criadas a partir da demanda de seus clientes. São elas:
- FTTTower, que conecta torres e antenas celulares até os pontos de presença (points of presence ou POPs, no original em inglês) das operadoras via backhaul de fibra ótica da provedora de rede neutra;
- FTTCity, que usa o backbone e a fibra ótica da V.Tal para conectar cidades aos POPs.
Os dois novos serviços estarão disponíveis em localidades que a V.Tal tem fibra ótica quanto em localidades onde houver necessidade de cabeamento. Com 400 mil km de fibra passada em 2,3 mil cidades, 20% de todas as antenas 96 mil instaladas no País, segundo dados da Anatel.
Entenda
Importante explicar, a fibra ótica é vital para o 5G. Assim como um carro precisa de combustível, a quinta geração de redes celulares precisa da fibra para atingir todos os benefícios necessários, como: conexão móvel ultrarrápida, baixa latência e conexão de milhares de dispositivos conectados em um determinado perímetro.
Além disso, a quinta geração de rede móvel precisará de até dez vezes mais antenas que o 4G para sua cobertura penetrar e atingir toda a população.