[Matéria atualizada em 29/04/2022, às 18h45, para a retirada do número do volume de tráfego diário do WhatsApp Business entre clientes e empresas] A API do WhatsApp Business pode oferecer uma redução de 35% nos custos operacionais de call center de uma empresa e um aumento de satisfação do cliente de 86%. Os dados foram apresentados por Mariana Moreira Taiani, gerente de parcerias estratégicas na Meta, durante o Sinch Talks sobre o WhatsApp no setor financeiro, que aconteceu nesta quinta-feira, 28, em formato online.
O uso do app no setor financeiro teria um espaço não somente no call center – um ambiente já bastante trabalhado por empresas –, mas também no posicionamento de produtos e no uso do canal para vendas. A gerente explica que, em média, o WhatsApp gera uma conversão de 40% para empréstimos bancários. “Isso é bastante e precisa ser usado com estratégia e segmentação inteligente”, aponta.
Segundo a gerente, cerca de 179 milhões de pessoas usam o WhatsApp todos os meses no Brasil. “Tem um número gigante de conversas que estão acontecendo dentro do app de mensageria. E as experiências customizadas e hiperconstextualizadas no setor financeiro são uma realidade na América Latina”, disse a executiva. “O WhatsApp pode estar presente em todas as etapas de jornada do cliente”, complementou.
Taiani também apresentou outros números do app de mensageria. Como case, apresentou números do Bank Mandiri, da Indonésia, que lançou uma campanha em 2021 em todos os aplicativos Meta com call to action. O objetivo era levar a conversa para o WhatsApp. A promoção era direcionada a um público específico – clientes com o cartão de crédito e que tinham feito compras a partir de um determinado valor. O banco oferecia mais parcelamentos do que costumava dar. Ao todo, foram enviadas 8 milhões de notificações nos primeiros meses de promoções e, no fim, a conversão no WhatsApp foi de 37%. Houve também aumento de 42% na margem líquida desse produto em 2021. “O WhatsApp acabou se tornando o canal número um do Bank Mandiri, maior que SMS, app, site, call center. Eles não descontinuaram nenhum outro canal, mas oferecem um ecossistema de conversação geral, tendo o WhatsApp como o grande propulsor de conversões”, relatou Taiani.