A TIM está procurando por parceiros em pelo menos sete setores para sua frente de negócios de plataforma de clientes, que envolve geração de receita desvinculada ao core de telecom. Durante o evento TIM Day 2022 nesta quarta-feira, 4, Renato Ciuchini, diretor de novos negócios da operadora, explicou que a TIM procura por empresas nos seguintes segmentos: saúde; seguros; marketplace (varejo); energia; bem-estar; big data; e mobile advertising.
“Vamos gerar valor fora do core business por meio de parcerias com potenciais unicórnios. Não queremos fazer parcerias em grande quantidade e irrelevantes. Queremos poucas e com alto valor”, disse o executivo durante apresentação para a imprensa e analistas de mercado. “Não faremos qualquer acordo por qualquer acordo. É um processo de construção conjunta. Estamos conversando com parceiros e refinando as propostas”, completou.
Em saúde, a TIM está em reta final de decisão de parceiros. Nos outros setores, a companhia está avaliando oportunidades. E nesta quarta-feira, a companhia também apresentou uma nova parceria em segurança com a FS.
Caçando unicórnios
Para encontrar essas parceiras, Ciuchini explicou que buscam por empresas que já comprovaram seus produtos, que tenham market fit e busquem crescimento exponencial, ou seja, scale-ups . Explica que esses segmentos têm potencial de trazer entre R$ 3 bilhões e R$ 5 bilhões de equity até 2027.
“O nosso modelo é de ‘canal as a service’. Trocamos base de clientes por equity. Além disso, vamos trazer uma oferta única e disruptiva para os nossos clientes (de telefonia). O cliente mais engajado tem um churn menor. Começamos a juntar dados de telecom com education, financial, health. Isso permitirá uma receita nova e um equity mais poderoso”, detalhou.
Seduzindo startups
Para atrair essas empresas, o diretor de novos negócios da operadora explica que usa os números da TIM:
– 65 milhões de clientes a partir da compra da Oi Móvel, o equivalente a um terço da população País;
– 550 data points sobre o cliente;
– 30 milhões de opt-ins no regime de recompensa de troca de dados por GB;
– 1 mil pontos de venda exclusivos, 6 mil vendedores e 200 mil PDVs não exclusivos;
– Marca top of mind, com 94% de reconhecimento.
Ciuchini também afirmou que as parceiras em educação e finanças já começam a dar resultados. O executivo lembrou que a TIM teve “sete trimestres de performance positiva” na parceria com o C6 Bank. Com a Ampli a iniciativa já conta com 70 mil clientes registrados em cursos.
Mobi XD
Ciuchini participará do painel de abertura do seminário MobiXD, novo nome do tradicional Tela Viva Móvel, dia 10 de maio, no WTC, em São Paulo. O tema será exatamente a abertura de novas frentes de negócios para as operadoras móveis. Ele terá a companhia de Fabio Maeda, diretor de serviços digitais e inovação móvel da Claro; Rodrigo Gruner, diretor de inovação e novos negócios da Vivo; e Zaima Milazzo, diretora de Inovação da Algar Telecom e presidente do centro de inovação Brain.