mensageria

A abertura da API do WhatsApp para clientes se conectarem diretamente não significa o fim dos BSPs (Business Solution Providers), como são chamados os parceiros homologados pelo app de mensageria. Eles continuam sendo uma peça chave na estratégia do WhatsApp, garante uma fonte ligada à Meta.

O primeiro ponto que precisa ser destacado é que a abertura da API anunciada na semana passada vale para clientes diretos, mas não para novas empresas que queiram revender esse acesso, ou comercializar serviços em cima da API. A conexão direta à API para essa finalidade continua restrita aos BSPs, esclarece a fonte. Possivelmente essa restrição acabará no futuro, mas ainda não se sabe quando.

Outro ponto é que o WhatsApp continuará com o seu programa de canais, composto por uma série de benefícios para seus parceiros homologados, incluindo coinvestimento em marketing e remuneração por volumetria.

A abertura da API tem o objetivo de gerar escala na utilização do WhatsApp como canal de relacionamento entre empresas e consumidores. Contudo, a complexidade técnica para integrações com sistemas legados ainda representará um espaço para os BSPs venderem seus serviços. A expectativa do WhatsApp é que haja uma grande procura pela conexão direta em um primeiro momento por parte de clientes, mas as dificuldades técnicas talvez façam com que muitos deles acabem procurando um BSP para ajudá-los, diz a fonte. Além disso, os BSPs já têm melhores práticas bem definidas, oferecem painéis para monitoramento do canal e uma série de ferramentas com inteligência artificial.

Por fim, o WhatsApp acredita que o aumento do uso da API não vai atrasar o tempo médio de aprovação de novos projetos, pois boa parte desse processo é feito de maneira automatizada, enquanto uma minoria passa por revisão humana.

 

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