Pier

Foto: divulgação

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) autorizou a Pier (Android, iOS) a ser a primeira insurtech a operar fora de seu sandbox regulatório. A seguradora passa a operar no bloco S3, o grupo com empresas com até 0,2% de mercado e 0,9% em prêmios, segundo resolução CNSP nº 388 2020.

Com o aval, a companhia poderá atuar em qualquer segmento de seguros – antes estava limitada às definições do projeto de inovação. Segundo Bárbara Possignolo, diretora legal de compliance da Pier, a aprovação permitirá que a empresa se consolide como uma plataforma completa no mercado de seguros.

Atualmente, a companhia oferece seguros de proteção para celulares e automóveis. Igor Mascarenhas, CEO e cofundador da Pier, relata que a “autorização definitiva permite abrir o leque de produtos” para atender mais a demanda do consumidor brasileiro, como fizeram com reembolso instantâneo e cobertura de furto simples em handsets.

Vale lembrar que a seguradora digital foi a primeira empresa autorizada no ambiente experimental em dezembro de 2020, e agora torna-se a primeira empresa fora da “caixa de areia” regulatória.

De acordo com relatório financeiro publicado junto à Susep em fevereiro deste ano, a Pier terminou 2021 com prejuízo de R$ 42 mil.

Sandbox

Com o objetivo de reduzir custos e burocracia ao consumidor, esse ambiente de testes permite que insurtechs possam atuar por três anos com menor custo de regulação, o que permite manobrabilidade para inovar. O sandbox regulatório da Susep teve duas turmas até o momento.

A primeira turma de selecionados foi em 2020. Teve a Pier e outras dez empresas:

  • 88i;
  • Coover;
  • Emotion;
  • Flix;
  • IZA;
  • Komus;
  • Mag;
  • Split Risk;
  • Stone;
  • Thinkseg.

Em 2021 foram 21 novos participantes, são eles:

  • Clubflix;
  • Darwin;
  • Finx;
  • Fulô;
  • InnTech;
  • Inteligente;
  • Justos;
  • LTI;
  • Mee;
  • Modelo;
  • Neo;
  • Novo;
  • NW;
  • Oon Digital;
  • Pet Seguros;
  • Picsel;
  • Rede;
  • Rodoseg;
  • Titi;
  • Trocafone;
  • Urbantech.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!