Claro e Embratel, empresas do grupo América Móvil, lançaram uma plataforma de análise de dados para gerar ideias e conhecimentos em negócios. Batizada de Claro GeoData, a tecnologia foi apresentada nesta segunda-feira, 13, e analisa dados capturados das antenas da operadora.
Com foco para atender governos e empresas, a plataforma tem três serviços:
– Claro GeoData Turismo, que disponibiliza informações de turistas nacionais e internacionais, desde município, região, até média de estadias, origem e perfil sociodemográfico;
– Claro GeoData Mobilidade: analisa a quantidade de viagens e deslocamentos entre regiões e gera uma matriz O-D (origem e destino), com dados sobre motivo da viagem, perfil sociodemográfico e horário de partida e chegada;
– Claro GeoData Localização: mostra a quantidade de pessoas dentro nos arredores de uma loja. Com abrangência diária, a ferramenta apresenta dados de perfil sociodemográfico, horário de pico e zona de influência.
De acordo com Claro e Embratel, os dados são anonimizados e agrupados, ou seja, estão de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).