A promulgação de leis de proteção de dados pessoais aumenta a percepção de segurança digital entre os consumidores. É o que sugere uma pesquisa realizada pelo MEF com 6,5 mil usuários de telefonia celular em 10 países. Os três que registraram o maior crescimento nesse aspecto foram África do Sul, Brasil e China, justamente três países onde recentemente foram aprovadas leis desse tipo, como a brasileira LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
A pesquisa pediu para os entrevistados responderem se concordam com a seguinte afirmação: “eu tenho controle completo de como meus dados são usados por apps e serviços móveis”. Na média mundial, 44% concordaram, o que representa um aumento de 6 pontos percentuais em comparação com um ano atrás, na edição anterior da mesma pesquisa. Na África do Sul, porém, o aumento foi de 19 pontos percentuais em 12 meses. No país africano, foi aprovado em julho de 2020 o Ato de Proteção de Informações Pessoais (POPIA). No Brasil e na China foi registrado um crescimento de 13 pontos percentuais no mesmo período.
Conveniência X segurança
Por outro lado, 61% dos entrevistados no mundo concordam que estão “preocupados com a quantidade de dados pessoais que apps e serviços móveis coletam de si”. Mas, ao mesmo tempo, 71% reconhecem que “apps e serviços móveis são convenientes e fáceis de usar”, crescimento de 11 pontos percentuais em um ano.
O setor de saúde é aquele em que as pessoas mais confiam que tratam com transparência seus dados (58%), enquanto o de mídias sociais está em último lugar (34%).
Tipos de violações
O tipo de violação de dados pessoais no ambiente móvel mais experimentada pelo público, de acordo com a pesquisa, é o recebimento de mensagens de texto não solicitadas/spam: 45% declaram ter passado por isso, um aumento de 6 pontos percentuais em um ano. Em seguida vêm chamadas telefônicas não solicitadas (43%) e emails fraudulentos tentando roubar dados sensíveis (37%). O Brasil lidera em variedade de tipos de violações sofridas: 3,4, na média por entrevistado.