O Twitter (Android, iOS) propôs uma série de ações especiais para as eleições que ocorrem no Brasil neste ano, ampliando sua atuação já reforçada desde abril. Entre elas, curadoria de conteúdo dedicada às Eleições 2022 e o lançamento de um chatbot feito pela organização Politize para tirar dúvidas dos eleitores. As iniciativas buscam promover, dentro da plataforma, interações mais seguras, conscientes e informadas envolvendo conteúdo político durante o período. O anúncio aconteceu nesta quarta-feira, 20, em coletiva de imprensa.
Curadoria
A principal ação é a curadoria de conteúdo feita pela plataforma. O time de curadores do Twitter atua hoje em 18 países, entre eles o Brasil, para facilitar o acesso a informações de qualidade, contextualizando e apresentando conteúdos de fontes confiáveis.
Uma seção especial, chamada “Eleições 2022”, disponível a partir desta quarta-feira na aba Explore, é dedicada à corrida eleitoral brasileira. Nela, há uma seleção feita pelos curadores.
São destacados “Moments”, um compilado de postagens e outros conteúdos sobre assuntos de maior impacto no momento. Outros conteúdos estão presentes, como vídeos ao vivo, espaços (função recente de debates por áudio do Twitter) com discussões e análises, listas de perfis confiáveis, informações de utilidade pública e dados sobre o debate dentro da plataforma.
“Em um contexto de desinformação, a gente sabe que é importante usar outros tipos de abordagem, até para ter uma oportunidade educacional. A gente tem que propiciar momentos de fricção das pessoas com informação de qualidade“, afirma Daniele Kleiner, líder de políticas públicas do Twitter Brasil.
A curadoria também atua em notificações especiais e contextualização de assuntos dos Trending Topics. Os estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo serão contemplados com curadorias específicas.
“O nosso time é focado em fazer com que a informação checada, de qualidade, produzida por fontes confiáveis, chegue a mais pessoas. A partir do momento que detecta qualquer conversa ganhando corpo na plataforma, já começa a buscar por essas fontes para entender o que estão falando no Twitter“, explica Leandro Mota, do time de curadoria do Twitter Brasil.
Outras ações
A partir desta quarta-feira, tweets com hashtags específicas das eleições serão acompanhados de um emoji especial. Outros serão ativados também com hashtags sobre os debates em dia de votação.
Fruto de parceria com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), um chatbot feito pela organização Politize para tirar dúvidas dos eleitores será disponibilizado a partir de agosto. Mandando mensagem direta para o perfil @Politize, será possível saber sobre as eleições e política em geral, além receber dicas como identificar notícias falsas e sugestões de fontes confiáveis de dados.
O TSE também vai tirar dúvidas durante a corrida eleitoral, em sessões de perguntas e respostas com temas definidos previamente. Usuários poderão enviar questionamentos tuitando com a hashtag #PergunteAoTSE.
Outra ação do Twitter é o apoio oficial à Agência Lupa e Aos Fatos, canais dedicados à checagem de informações. Já colocado em prática em eleições passadas, tuítes difundindo informações falsas terão selo de desinformação. A novidade é que podem ser vinculadas sugestões de Moments que explicam os motivos da notícia ser falsa.