A Sinch, empresa de comunicação em nuvem, anunciou nesta quinta-feira, 21, mesmo dia em que apresentou seus resultados financeiros do trimestre, que Oscar Werner deixa o cargo de CEO. O executivo esteve por quatro anos no comando da empresa
O conselho administrativo nomeou Johan Hedberg como CEO interino e agora iniciará a busca por um novo CEO. Hedberg é um dos fundadores da empresa e foi diretor executivo de 2010 a 2018.
A saída de Werner está atrelada às mudanças macroeconômicas e demandas que essa nova economia exige. Com um foco maior em integração, consolidação e eficiência de custos, o conselho e Werner concordaram que a empresa, nesta fase, precisa de um novo líder.
Eric Fröberg, presidente do conselho administrativo da Sinch, comentou nos documentos de apresentação do balanço financeiro da empresa que a companhia possui uma forte posição de mercado, mas que agora os desafios são muitos e outros.
“As condições macroeconômicas alteradas fazem com que as empresas revejam seus custos em resposta à alta inflação e aumento das taxas de juros. Enquanto isso, o mercado de ações está mudando o foco do potencial corporativo e do crescimento para olhar mais de perto a lucratividade, o fluxo de caixa e os riscos do negócio”. E completou: “A Sinch está bem equipada para responder a esses fatores externos.”
Fröberg escreveu ainda que a avaliação geral do conselho de administração é que, após a expansão dos últimos anos, a empresa entra agora em uma nova fase em que será necessário melhorar rentabilidade e fluxo de caixa. “O rápido crescimento tornou nosso negócio global mais complexo e exigimos um modelo de governança eficaz com responsabilidade delegada em nossas cinco unidades de negócios. Continuaremos a investir no crescimento, mas com exigências rigorosas de rentabilidade”, continuou.
Hedberg tem como missão melhorar a lucratividade da Sinch assim como reduzir custos enquanto o novo CEO não chega.
A meta do CEO interino é fazer uma economia bruta de cerca de 10% no segmento Messaging e funções do grupo central. Isso corresponde a aproximadamente 300 milhões de coroas suecas (cerca de US$ 30 milhões) por ano e espera-se que o programa tenha pleno efeito a partir do terceiro trimestre de 2023.
Durante o período de aviso prévio, Werner servirá ao conselho e ao CEO como Conselheiro Estratégico.