A decisão de abrir uma empresa há dez anos atrás levava em consideração perguntas como: Qual será o meu gasto mensal? Quantos funcionários preciso para iniciar o projeto? Quais impostos devo pagar? E tantas outras dúvidas.
Já de alguns anos para cá, o questionamento fica um pouco diferente. Qual é a presença, visibilidade e segurança da empresa no meio digital?
Muito mais do que estar inserida, uma empresa tem a obrigação de proteger a si e seus funcionários no ambiente digital. Em 2018, foi sancionada a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que garante que os dados pessoais, estejam eles disponíveis em meio físico ou digital, feito por pessoa física ou jurídica, de direito privado ou público, estejam sempre protegidos e garantidos, de alguma forma, contra o uso indevido de suas informações.
Para se entender quão vital é a segurança de dados, fazendo um recorte para o ambiente digital, segundo pesquisa da Surfshark, apenas em 2021, 24,2 milhões de perfis de brasileiros tiveram suas informações expostas na Internet a partir de ataques ou brechas em sistemas. Independentemente do segmento da empresa, uma organização lida diariamente com uma grande quantidade de dados decorrentes de diversas fontes, seja de seus funcionários ou clientes. Um possível vazamento dessas informações poderá gerar um prejuízo imensurável e até uma possível falência. Por isso, a importância de priorizar esta proteção, que transmite a confiança e garante a integridade de todos os envolvidos aos serviços prestados.
Em dados divulgados da União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência ligada às Nações Unidas, que analisou a governança de segurança cibernética entre 194 países, mostra que o Brasil avançou da 71ª posição para a 18ª colocação mundial e, entre países na América Latina, ocupamos o terceiro lugar. Este dado reforça como o assunto está sendo presente em diversos segmentos no País, inclusive neste recorte no cenário dos negócios.
Algumas ações práticas podem ajudar as corporações a estarem cada vez mais seguras quando o assunto for segurança digital. O start é a conscientização da equipe quanto a processos para evitar possíveis vazamento de dados, tais como a troca regular de senhas, atualização constante de servidores e programas antivírus, além dos cuidados ao acessar sites e links fora do ambiente corporativo. Mas e as empresas que não podem investir no momento muito dinheiro nesta área? Dentre as soluções mais simples e acessíveis está a criptografia, que permite que apenas pessoas autorizadas decifrem os dados utilizando códigos de acesso restrito.
Hoje no mercado, vemos diversas empresas que dedicam seus esforços para garantir a segurança de outras organizações, sejam elas pequenas, médias ou grandes. Os especialistas em segurança digital atuam em frentes para tornar cada vez mais seguro o ambiente digital com medidas como pen test, testes contínuos de segurança, avaliações de vulnerabilidades, centro de operações de segurança, softwares com o DevSecOps, entre outros.
Uma empresa com uma consciência de políticas empresariais seguras aumenta tanto sua credibilidade no mercado quanto de seus clientes, fazendo com que assim o digital seja cada dia mais alinhado com os negócios, já que independentemente do tamanho do negócio, ter medidas de segurança para proteger os dados dos clientes e funcionários é vital.