A Freshworks, empresa desenvolvedora de softwares para gerenciamento de negócios, integrou o serviço do Google Business Messages às suas ferramentas de relacionamento com o cliente. Lançado em abril de 2022, o GBM permite que usuários do Google Maps ou do buscador do Google possam conversar diretamente com empresas por meio de chat próprio.
A integração dos produtos Freshchat, Freshdesk Omnichannel e Freshsales Suite pode ajudar as empresas que utilizam suas ferramentas em diversos segmentos, de acordo com Prakash Ramamurthy, chefe executivo de produto da Freshworks. Ele conta que as pessoas, hoje em dia, desejam respostas imediatas pelo mesmo canal em que enviam as dúvidas. A integração permite que donos de negócios locais tenham uma visão unificada do cliente, facilitando o gerenciamento de conversas. Para aqueles que buscam ajuda, a ferramenta melhora a descoberta e torna as respostas mais instantâneas.
Uma das primeiras empresas a adotar a integração foi a Poorvika Mobiles, grande varejista de eletrônicos na Índia. Segundo Senthil Kumar, diretor geral da empresa, a companhia depende muito da rede de pesquisa e do mapa do Google para que as pessoas encontrem a loja mais próxima. O executivo diz que o volume de mensagens no chat dobrou depois disso. A estimativa é que, atualmente, cerca de metade das mensagens que recebem vêm do Google Business Messages. Eles oferecem suporte a 288 pontos de venda por meio da plataforma, com planos de expansão para 475 lojas.
Já a FinChoice, provedora de serviços financeiros digitais na África, integrou o sistema à sua plataforma de CRM, possibilitando suporte automatizado. Farrah Abdurahman, líder de experiência digital, conta que com isso a equipe de atendimento dispõe de mais tempo para conversas que necessitam de suporte humano.