A Anatel registrou 951,3 mil reclamações contra prestadores de banda larga fixa, TV por assinatura, telefonia móvel e telefonia fixa, no primeiro semestre de 2022 (1S22), informa em relatório divulgado nesta segunda-feira, 15. O número representa uma queda de 22,2% quando comparado ao mesmo período de 2021.
Os serviços de atendimento ao consumidor da agência tiveram uma diminuição das queixas em todos os tipos de serviços, em relação ao primeiro semestre de 2021. Foram registradas 240 mil de banda larga fixa (-23,6%), 360 mil de celular pós-pago (-13,9%), 143,7 mil de celular pré-pago (-13,2%), 135,2 de telefonia fixa (-40,3%) e 65,9 mil de TV por assinatura (-28,3%).
O Índice de Reclamações caiu de 0,55 para 0,51, do segundo semestre de 2021 para o primeiro semestre de 2022. O valor é calculado a partir do número de reclamações mensais das prestadoras por mil acessos.
Nos dois primeiros anos de pandemia de Covid-19, houve um aumento no número de queixas, o que não era observado desde 2015, quando foi alcançado o recorde de 4 milhões no ano. Os resultados do último semestre mostram a retomada da tendência de queda.
A Anatel destacou a criação das ouvidorias nas prestadoras de telecomunicações, a partir de determinação da agência, em agosto de 2020, durante o primeiro ano de pandemia. Em comunicado, também foram mencionados os Procedimentos de Fiscalização Regulatória sobre Cancelamento de Serviços e Telemarketing que têm sido realizados pela Superintendência de Relações com Consumidores (SRC) da Agência, com objetivo de melhorar a relação entre consumidores e as prestadoras de telecom.
Orientações para realizar uma reclamação estão disponíveis em www.gov.br/anatel/pt-br/consumidor/quer-reclamar/reclamacao.