Bots

Ilustração: Cecilia Marins

Observando uma crescente demanda do mercado, a Ubots, empresa especializada em soluções de relacionamento digital, criou uma nova ferramenta, que deve ser lançada neste terceiro trimestre de 2022. Com a Ubots Insights, as empresas poderão realizar uma curadoria de conversas com seus clientes feitas por meio de aplicativos de mensagens, seja via atendimento com chatbots ou agentes humanos.

A ferramenta, já em fase beta, será útil para análises quantitativas e qualitativas das conversas entre empresas e seus clientes por meio de mensagens. Uma parte dos dados é organizada de forma automatizada pelo próprio sistema, a outra pode ser personalizada de acordo com a necessidade de quem faz a análise das interações. A ideia é que a ferramenta entregue insights para o analista de forma simples e contínua, diariamente, sem a necessidade de esperar longos períodos para poder fazer as análises.

“A gente identificou que os clientes precisavam analisar as conversas como um todo, e não restrito aos chatbots, que é mais comum. A jornada como um todo, mesmo com fluxo humano para venda, atendimento, relacionamento. A partir daí, surgiu essa ideia de juntar essas análises, gerar gráficos que conversam com a operação, evolução diária, os problemas e desafios diários, e sugerir ações que as empresas podem tomar continuamente ”, conta Rafael Souza, CEO da Ubots, sobre os motivos que levaram à criação da ferramenta.

Análise simplificada

Diversos filtros podem ser aplicados nas análises, agrupando conversas por períodos específicos ou reunindo aquelas com determinada pontuação de satisfação do cliente, por exemplo. Há também a opção de organizar as interações por expressões mais buscadas ou pela qualidade do atendimento. Os colaboradores conseguem criar tags personalizadas, de acordo com suas necessidades. A partir desses filtros, listas e gráficos são gerados, condensando as análises e apontando medidas que podem ser tomadas, com objetivo de levar melhoria diária para os canais de comunicação digital da empresa.

“Acho que o principal benefício é a capacidade de potencializar os resultados dos fluxos das conversas – o resultado de vendas, de atendimento, de marketing, de relacionamento. Pode aumentar taxas de conversão de vendas, se o time rever as vendas através da ferramenta. Pode melhorar os resultados da campanha de marketing, da mesma forma. No final das contas, a gente quer melhorar a satisfação geral da jornada dos clientes”, afirma o CEO.

A Insights será integrada à plataforma da Ubots, mas seu uso não estará restrito aos clientes da empresa. Ela também poderá ser usufruída por companhias que utilizam outras plataformas conversacionais com os clientes. A ferramenta é indicada para qualquer empresa que tenha um fluxo de conversas muito grande, em que não seja possível uma análise manual. Ela pode ser aplicada a vários segmentos, como empresas do varejo, logística, seguro e do mercado financeiro, uma grande parte dos clientes da Ubots.

 

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