O WhatsApp representa mais de 10% das interações com as concessionárias nas rodovias concedidas e fiscalizadas pela ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo). E dos contatos feitos via o app de mensageria, 85% são solucionadas pelos robôs.

Os bots apresentam desde informações sobre as condições das rodovias, localização das praças de pedágio e situação do tráfego até operações especiais realizadas pelas concessionárias, como, por exemplo, as implantadas no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) durante os feriados prolongados ou devido a neblina intensa, quando ocorre a Operação Comboio.

O WhatsApp também funciona para atendimento de emergência, seja para pedir socorro médico ou mecânico. Nestes casos, a chamada é encaminhada diretamente para o atendimento humano. A solução permite o envio da localização do usuário em tempo real.

A administradora Ecopistas registrou 4.931 interações feitas por meio do WhatsApp, seja para obter informações gerais ou verificar as condições de tráfego, entre outros assuntos. Já entre as solicitações de emergência recebidas pela concessionária, 1.702, chegaram por meio do app de mensageria, o que representa 12% do total. As demais demandas foram recebidas pelo telefone 0800 e pelos call boxes implantados na malha atendida pela concessionária.

Outra opção de comunicação oferecida ao usuário das rodovias concedidas são os aplicativos SOS. Para isso, é necessário que haja rede Wi-Fi na malha concedida. A ferramenta permite que o motorista fale diretamente com o Centro de Controle Operacional (CCO), por áudio, vídeo ou chat para esclarecer dúvidas, pedir informações ou solicitar atendimentos para resolver problemas mecânicos no veículo ou urgências médicas.

 

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