Para a Stellantis o carro não é um simples meio de transporte, mas uma plataforma móvel. Tal qual um smartphone, o veículo também pode receber aplicativos e operá-los. O conglomerado global de 14 montadoras automobilísticas e que reúne, no Brasil, as marcas Fiat, Citroen, Peugeot, Jeep e as pick-ups Ram quer ser uma tech car company e explora a tecnologia em diferentes etapas do processo de montagem de um veículo e depois, também. Não à toa, o grupo estrutura sua estratégia principal em carros conectados, com tecnologia embarcada. No entanto, sabe que, com ela, atinge uma fatia de mercado mais restrita, considerada premium. Para atingir o outro lado, a estratégia foi desenvolver um aplicativo capaz de ajudar o motorista em sua jornada de mobilidade, permitindo que ele faça compras em um único lugar. Batizado de Cart (Android, iOS), o app foi ao mercado em outubro do ano passado. Vale dizer que não há necessidade de ter um automóvel Stellantis ou um com tecnologia embarcada. A proposta é se aproximar do motorista dono de um smartphone e ser seu marketplace.
Para isso, a Stellantis reuniu alguns parceiros, mas ainda engatinha. No momento, são quatro e podem ser mais facilmente encontrados na grande Belo Horizonte. E oferecem produtos e serviços com pagamento in-app: ConectCar, McDonald’s, Tupinambá e Estapar. Neste caso, o usuário se registra no app e cadastra um cartão de crédito – que pode ser das bandeiras Visa, Mastercard, Elo e American Express.
Na categoria Pedágio e estacionamento, o parceiro é a ConectCar, que permite ao motorista pagar diretamente com a tag e com o cartão cadastrado no app. Já em restaurantes, há, por enquanto, apenas o McDonald’s. Nele, o usuário pode encontrar o restaurante de fast food mais próximo e, quando estiver perto dele, comanda seu pedido antecipadamente, sem precisar sair do Cart. Em Abastecimento Eletrônico, a parceria com a Tupinambá permite que o usuário identifique pontos de recarga do carro elétrico e navegar até ele. E o outro serviço ofertado até o momento pelo app é a identificação e o pagamento de multas e do IPVA por meio da parceria com a Zapay.
“Usamos o conceito do carro como uma plataforma e ela converge soluções que são hoje fragmentadas na jornada de mobilidade e o aplicativo vem para facilitar essa jornada. A nossa proposta é reduzir interrupções e devolver mais tempo de vida para o consumidor”, diz Gustavo Delgado, gerente de inovação da Stellantis América do Sul.
“Como o Cart possui meio de pagamento integrado, o usuário só precisa fazer um único cadastro para a compra de qualquer produto ou serviço que está na plataforma. Com isso, oferecemos uma jornada mais eficiente e também demanda menos instalações no smartphone do usuário, o que pode ser um diferencial concorrencial – já que concorremos com espaço dentro dos smartphones”, complementa o executivo as Stellantis em conversa recente com Mobile Time.
Segundo Delgado, até o fim do ano o Cart abrirá para novos parceiros e para novas categorias, como seguros. Devem também inserir um novo parceiro na área de restaurantes e expandir para clusters como seguro, abastecimento e manutenção do carro.
“Fazendo um recorte, queremos ser o superapp na jornada de mobilidade do motorista”, resume.
A jornalista viajou a convite da Stellantis para Betim/MG.