De acordo com o levantamento da TIC Domicílios, os brasileiros estão mudando rapidamente para a TV Conectada (CTV) e aderindo ao consumo de conteúdos over-the-top (OTT). Os dados apontam que o número de usuários que acessam serviços de streaming chegou a 70 milhões em 2021 no País. Além disso, os computadores deixaram de ser a principal ferramenta de conexão com a Internet, sendo utilizados
por 36% da população enquanto 50% acessam os conteúdos online por meio de smart TVs.
Este é um comportamento que foi acelerado, principalmente, pelo crescimento da digitalização dos serviços e as restrições impostas pela pandemia, que estimularam as pessoas a buscarem novas formas de entretenimento em casa. Por isso, muitos consumidores estão substituindo suas unidades de TV tradicionais pelas TVs Conectadas e uma das principais razões para essa mudança é a crescente preferência
por plataformas OTT.
Além disso, antes os espectadores eram passivos e tinham apenas um dispositivo com uma finalidade – assistir a programas ou filmes oferecidos em horários específicos. Mas agora, por causa dos dispositivos CTV, plataformas e OTT, assistir TV se tornou
uma experiência de vários dispositivos com os consumidores usando seus telefones celulares simultaneamente. Assim, não se trata mais apenas de acessar conteúdo, mas toda a experiência de consumir CTV envolve múltiplas atividades, tornando os consumidores mais engajados também por meio do mobile.
Diante deste cenário, surge uma grande oportunidade para que os profissionais de marketing possam alcançar um vasto pool de compradores ativos e que analiso neste artigo.
Oportunidades de publicidade CTV
É nítido o quanto o consumo de conteúdo por streaming está aumentando no Brasil, sendo este um fato até mesmo comprovado por pesquisas. De acordo com o relatório CTV in LATAM: The Future Forward, elaborado pela plataforma Magnite, 91% dos consumidores de conteúdo do País assistem a streaming semanalmente. Além disso, 63% dos brasileiros preferem TVs conectadas do que a TV aberta. Indo para uma perspectiva ainda mais além e que mostra ser promissora, o levantamento Latin America SVOD Forecasts aponta que o Brasil continuará sendo líder do mercado de Subscrição de Vídeo On Demand na América Latina, com perspectiva de atingir 49 milhões de assinaturas até 2026.
Isto pode ser explicado pelas mudanças nos hábitos dos usuários, em que os formatos físicos vêm sofrendo desde o início dos anos 2000 com a queda na utilização e o aumento da pirataria de rua. Além disso, este crescimento do consumo, que já podia ser percebido desde 2019, foi intensificado com o distanciamento social e o fato de as pessoas terem passado grande parte de 2021 seguindo as medidas restritivas em suas casas.
Embora a CTV ofereça benefícios consideráveis aos anunciantes, eles ainda estão se acostumando com esse método relativamente novo de promoção de suas marcas, e os gastos com anúncios ainda não foram totalmente alcançados. Atualmente a precificação da CTV é muito competitiva em comparação com outros mercados globais. Porém, como vimos, este é um mercado em crescimento no Brasil, sendo que os usuários também estão se acostumando a pagar para ter acesso ao conteúdo nestas plataformas. Um exemplo disto, é o fato de que, entre 2019 e 2021, mais de 6 milhões de pessoas da classe C passaram a consumir os serviços de streaming, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios.
É por isso que este é o momento ideal para os profissionais de marketing entrarem neste espaço e construírem um funil de conscientização para engajamento.
Formatos de anúncios criativos para anunciantes CTV em mobile
A TV Conectada apresenta aos anunciantes oportunidades únicas de serem criativos com seus formatos de anúncios. Além disso, é importante que os anunciantes CTV considerem o celular ao criar seus anúncios, à medida que esses dispositivos andam lado a lado. O mobile desempenha um papel fundamental para tornar a experiência de anúncios da CTV mais rica e interativa.
Alguns anunciantes já adotaram novos formatos, como “anúncios de pausa”, que aparecem quando o usuário pausa o conteúdo e oferece a oportunidade de segmentação contextual e localizada. Como a maioria dos consumidores se engaja em double-screening com seus dispositivos móveis, os profissionais de marketing podem gerar impressões por meio da CTV e redirecionar os usuários com anúncios em seus smartphones, além disso, também podem exibir anúncios relevantes em vários dispositivos conectados à mesma rede. Uma outra opção é integrar QR codes em comerciais para facilitar downloads diretos de aplicativos no celular – outro método eficaz de publicidade. Alguns anunciantes também experimentaram inserir propagandas em conteúdo para televisão.
Isto pode contribuir com alguns pontos, visto que a publicidade por CTV pode ajudar os aplicativos mobile a converter e melhorar seus investimentos, na medida em que o anunciante pode ver quantos usuários viram o seu anúncio na TV antes de acessarem seu app.
Um estudo de caso promovido pela Adjust mostrou que uma grande empresa de jogos de aplicativos móveis que executou uma campanha publicitária de CTV neste ano gerou mais de 60 mil usuários novos. Sendo que estes acabaram consumindo 37% mais em compras dentro do app do que os usuários orgânicos.
A oportunidade no crescente mercado brasileiro é prodigiosa e está evoluindo rapidamente. A CTV oferece aos anunciantes um novo e poderoso canal para construção de marca e marketing de desempenho. Os anúncios na CTV permitem que os profissionais de marketing alcancem um vasto conjunto de compradores ativos e tomadores de decisão influentes, com alto poder de compra e isso pode ser ampliado ao utilizar os recursos também disponíveis móveis tanto para a mensuração de métricas, quanto para interagir com o público utilizando os benefícios do double-screening, dessa forma, gerando ganhos que contribuem tanto para o crescimento de CTV quanto para o mobile.