A Apple disponibilizou para download nesta segunda-feira, 12, a versão 16 do Sistema Operacional para iPhones. A atualização traz novidades na tela de bloqueio, meios de edição de mensagens, novas ferramentas no Mail, entre outras.
Tela de bloqueio
O usuário pode escolher entre colocar a imagem na parte da frente ou por trás da hora, dando um efeito de profundidade à foto da tela de bloqueio, e ainda pode personalizar a fonte e o estilo do tipo. Novos widgets trazem de volta a visualização do nível de bateria, além de permitir ver rapidamente outras informações úteis, como próximos eventos do calendário, alarmes, fusos horários.
As notificações projetadas na tela de bloqueio agora rolam da parte inferior do handset. A ideia é oferecer uma visão clara da tela.
Mantendo o foco
A funcionalidade Focus está mais fácil de se configurar. Basta deslizar a tela para o seu bloqueio de acordo com a configuração do usuário. Com os filtros do Focus, aplicativos como Calendário, Mail, Mensagens e Safari podem exibir somente o conteúdo relevante para o usuário.
Messages
As atualizações do Messages possibilitam editar, desfazer o envio e marcar conversas como não lidas.
Os usuários podem editar uma mensagem por até 15 minutos após o envio e cancelar o envio de uma mensagem até 2 minutos após o envio. Os usuários podem fazer até cinco edições em uma determinada mensagem e os destinatários podem ver um registro das edições feitas na mensagem.
Os usuários podem cancelar a entrega de uma mensagem dentro de 10 segundos após clicar em enviar, ou têm a opção de alterar a duração da mensagem na caixa de saída. Além disso, a função Desfazer Envio pode ser desativada
O iOS 16 ainda permite ao usuário convidar pessoas para o SharePlay via Messages, oferecendo conteúdo sincronizado como filmes ou músicas e controles de reprodução compartilhados. Os novos recursos do Messages permitem que as pessoas trabalhem de forma compartilhada. Quando os usuários optam por compartilhar arquivos para colaboração por meio do Messages, todos em uma conversa são adicionados automaticamente e, quando alguém faz uma edição no documento compartilhado, as atualizações de atividades aparecem na parte superior da conversa.
A nova versão do sistema operacional da Apple permite agendamento de entrega de um e-mail com antecedência ou cancelar a entrega de uma mensagem antes que ela chegue à caixa de entrada do destinatário.
Safari
A navegação no Safari ganha chaves de acesso, uma credencial que, segundo a Apple, não pode ser recuperada via phishing ou vazada. Projetado para substituir senhas, as chaves de acesso usam o Touch ID ou Face ID para verificação biométrica e o iCloud Keychain para sincronizar com iPhone, iPad, Mac e Apple TV com criptografia de ponta a ponta. Criadas em parceria com a FIDO Alliance, Google e Microsoft, as chaves funcionarão em aplicativos e na Internet, e os usuários podem fazer login em sites ou aplicativos em dispositivos que não sejam da Apple usando apenas o iPhone.
O Safari também adiciona grupos de guias para compartilhar uma coleção de sites com outras pessoas.
Acessibilidade
As atualizações de acessibilidade incluem: Detecção de Porta, que ajuda o usuário cego ou com baixa visão a usar seu iPhone para navegar os últimos metros até seu destino; e Espelhamento do Apple Watch, para usuários com deficiências físicas e motoras para espelhar a tela do Apple Watch no iPhone e controlar o Apple Watch com Controle por Voz e Controle Assistivo.
Além disso, as Legendas ao Vivo (Live Caption) facilitam usuários surdos e com deficiência auditiva acompanharem qualquer conteúdo de áudio – seja em uma ligação telefônica ou FaceTime, usando um aplicativo de videoconferência ou de mídia social, streaming de conteúdo de mídia ou conversando com alguém ao lado deles
Fitness
O aplicativo Fitness agora está disponível para todos os usuários do iPhone, mesmo que não tenham um Apple Watch. Os usuários do iPhone podem definir uma meta pessoal do Move, verificar suas tendências e compartilhar atividades para motivação adicional. Os sensores de movimento do iPhone rastreiam passos e distâncias para estimar as calorias ativas queimadas. Quaisquer treinos concluídos em aplicativos de terceiros também contribuem para fechar o anel Move do usuário.