A Motorola Solutions anunciou nesta quarta-feira, 14, a criação do primeiro centro de design de software da companhia na América Latina, localizado no Brasil, já em operação. As inovações têm foco na pesquisa e desenvolvimento direcionada a órgãos de segurança pública do mundo inteiro, principalmente em sistemas de comando e controle.

O centro de desenvolvimento terá 60 novos profissionais contratados até o fim de 2022. Mais da metade dessas pessoas já estão trabalhando na sede brasileira da Motorola. A equipe atua na criação de soluções de atendimento e despacho de centros de emergência locais e internacionais.

Outros países em que a Motorola está presente também possuem centros desse tipo – Estados Unidos, Canadá, Polônia, Reino Unido, Austrália e Índia. A equipe brasileira colabora e troca conhecimentos com os profissionais desses países, desenvolvendo soluções para o mercado global.

“Um dos motivos que nos levou a investir no País é que temos um capital humano muito importante. Por isso, a Motorola, depois de avaliar várias opções, resolveu fazer o investimento no Brasil”, disse Elton Borgonovo, presidente da Motorola Solutions no Brasil.

O executivo apontou para a grande mão de obra qualificada existente no País como uma das razões para escolha do Brasil. Vale dizer, no entanto, que o setor de TI deve chegar a 2025 com mais de 500 mil vagas em aberto, de acordo com projeção da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais).

“Há mais de 40 anos a gente atua com forças de segurança e forças de emergência. Por isso, é fundamental para nós estarmos sempre investindo no desenvolvimento de soluções para esse mercado”, explicou o presidente, sobre a estratégia da companhia.

Investimentos em software

A principal frente de negócios da Motorola Solutions continua a ser no setor de radiocomunicação, mercado no qual se consolidou. O cenário, no entanto, vem mudando. “O que tem ‘drivado’ [puxado] maior crescimento de receita da companhia é software e vídeo. É onde nós temos uma penetração menor no mercado global e onde a Motorola tem colocado a maior parte dos seus investimentos em aquisições”, afirmou Borgonovo.

O executivo citou os resultados financeiros do segundo trimestre de 2022 como um dos indicadores dessa tendência. Do total de US$ 2,1 bilhões de receita, o segmento de software e serviços representou uma fatia de US$ 855 milhões desse montante, um aumento de 11% em relação ao mesmo período de 2021.

Uma das formas de negócio na qual a Motorola tem investido é no SaaS (Software as a Service – ou software como serviço, em português). “Além de fornecer tecnologia, solução e integrar projetos, nós também temos uma parcela muito importante de serviços – implantação de projetos, suporte, manutenção – e de levar as nossas soluções para os nossos clientes finais ‘as a service’, como serviços”, contou.

Segundo o presidente, a contratação de soluções em formato SaaS, em detrimento do modelo mais antigo de aquisição, ainda não predomina. “Está bastante equilibrado entre clientes que utilizam as nossas soluções ‘as a service’ ou com investimento”, disse.

Uma parcela importante dos negócios da Motorola Solutions no Brasil e no mundo, por exemplo, é comunicação crítica para as forças de segurança e defesa. Este segmento adota muito mais o modelo de investimento. Por outro lado, no mercado privado o SaaS tem predominado.

Os detalhes sobre os cargos disponíveis podem ser encontrados no site de carreiras da Motorola Solutions.

 

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!