A Salesforce anunciou uma parceria estratégica com o WhatsApp Business API nesta terça-feira, 20. Apresentado no evento Dreamforce da empresa de CRM, o acordo consiste em conectar clientes das nuvens de marketing, serviços e comércio da Salesforce para enviar mensagens promocionais e de serviços ao cliente com a API do mensageiro da Meta.
Ou seja, as empresas conectadas ao serviço de CRM poderão integrar e ativar a API do Business para customizar a experiência de comunicação com o consumidor final. Entre as possibilidades estão:
- Construir a jornada de consumo de ponta a ponta do usuário ao usar a API do WhatsApp e o serviço Journey Builder da Salesforce;
- Personalizar as interações de marketing no WhatsApp em tempo real, com dados de primeira camada (first-party) do consumidor e ter informações para criar direto da Marketing Cloud Customer Data Platform da Salesforce campanhas de Click-to-WhatsApp via Facebook ou Instagram;
- Criar chatbots para o WhatsApp com soluções de automação e interações pessoais da Salesforce;
- Customizar as conversas no WhatsApp com templates que podem trazer vídeos, fotos, catálogos e botões.
Um exemplo de empresa que deve combinar Salesforce Genie (plataforma de CRM e dados) e WhatsApp é a L’Oréal. De acordo com Asmita Dubey, chief digital e marketing officer da empresa de cosméticos, o fato de usar o WhatsApp como única plataforma de mensageria pode trazer “tremenda oportunidade” no segmento de beleza, ao desenvolver o comércio conversacional, e construir um amplo engajamento junto ao seu cliente.
Outro exemplo é o Serasa Experian. Segundo Patrícia Camilo, gerente do birô de fraude e crédito, a união entre WhatsApp e Salesforce permitirá à empresa ofertar uma forma de comunicação e engajamento sem barreiras e com serviços de conveniência digital para cada consumidor.
A integração do Salesforce com o WhatsApp Business API acontecerá em dezembro deste ano, iniciando pela nuvem de marketing. Outras integrações acontecem nos meses seguintes.
Slack
Além das novidades com o app de mensageria, a Salesforce apresentou a primeira grande funcionalidade após adquirir o Slack (Android, iOS).
O aplicativo de comunicação organizacional recebeu o Slack Canvas, solução que une dados de uma corporação e conteúdo rico (notícias, por exemplo) em um painel único por meio de automação. Outra novidade é o Slack Huddles, que permite conversa em vídeo com várias pessoas em uma tela e janela para chat.
Além das soluções para o usuário na ponta, Slack ganhou uma nova versão para desenvolvedores criarem ferramentas dentro do aplicativo. E o app começa a expandir seu universo, ao criar soluções dedicadas para indústrias de serviços, finanças, comunicação, varejo e tecnologia.
Slack Canvas chega no próximo ano; Huddles, nas próximas semanas; a versão para desenvolvedores já está disponível nesta terça-feira, 20; e as soluções dedicadas para a indústria estão certificadas e começaram a ser oferecidas por parceiros da Salesforce, como Accenture, Capgemini, Deloitte, Globant, IBM, KPMG e PwC.