A TecBan, dona da rede de ATMs Banco24Horas, está testando atendimento por meio de Libras nos caixas eletrônicos com 5G.

Na prática, o atendimento acontece ao lado do caixa, em um totem equipado com um tablet com câmera de alta resolução. O usuário deve seguir os seguintes passos: inserir o nome do cliente que fará a chamada e aceitar os termos de atendimento – em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Em seguida, a plataforma faz um teste de velocidade de Internet, confirmando a experiência em 5G. O atendimento, então, se inicia. Ao ser encerrada a videochamada, o aplicativo inicia uma pesquisa de satisfação para coleta de dados sobre a experiência.

No totem, a tecnologia de quinta geração móvel permite uma boa qualidade da imagem, conexão com baixa latência e sem interrupções, o que pode melhorar a experiência do usuário surdo ou com deficiência auditiva.

A prova de conceito faz parte de uma parceria entre TecBan – sendo liderada internamente pelo TechLab, laboratório de tecnologia da TecBan formado por um time multidisciplinar –, Claro, Embratel e Ericsson. As empresas começaram a realizar testes em maio de 2021 usando o 5G em ambiente controlado. Esta fase, com testes do totem com a rede de quinta geração para um atendimento em Libras, é a fase dois do projeto.

Para uma terceira etapa, o TechLab está também estudando e desenvolvendo o próximo passo, que será a realização dos testes com as chamadas de vídeo 5G a partir de um aplicativo que poderá ser utilizado em smartphones.

A ideia é desenvolver uma solução escalável e, para o futuro, a empresa pensa em implementar o recurso para o uso do público, mas também pensa em outras soluções como a chamada por vídeo em um caixa eletrônico para um atendimento mais personalizado de uma gerência ou de uma central das mais de 150 instituições que já utilizam o Banco24Horas.

 

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