A Uber (Android, iOS) atualizou sua interface para facilitar o uso de recursos de segurança. Agora, a função de gravação de áudio (U-Áudio) e os padrões de segurança verificados nos motoristas parceiros (U-Check) estarão visíveis na opção Checagem de Segurança.
A intenção é simplificar o acesso e uso das funções que já existem no app, estimulando os passageiros a utilizarem e ativarem os recursos de segurança disponíveis. De acordo com Leandro Baiochi, gerente sênior de operações e logísticas da Uber, os usuários ainda não exploram totalmente as ferramentas existentes.
O U-Áudio, lançado em fevereiro de 2020, permite que usuários e motoristas gravem áudio durante viagem com o app. Os arquivos criptografados ficam salvos no dispositivo de quem realizou a gravação. Eles só são abertos pela Uber, caso um incidente de segurança seja reportado. O recurso é utilizado em 0,13% das corridas no Brasil.
Já o U-Check serve para que os usuários possam conhecer os padrões de segurança da Uber em relação aos motoristas parceiros. Eles passam por uma checagem de documentos e antecedentes criminais, além de verificação de identidade em tempo real por selfie e outros passos de segurança.
As duas ferramentas se agregam a outros recursos disponíveis na Checagem de Segurança. Contatos de Confiança permite que usuários e motoristas compartilhem viagens em tempo real com contatos. U-Ajuda identifica movimentações suspeitas, como paradas longas, término de viagens antes do previsto ou desvio de rota, ativando alerta. O U-Código é um código de quatro números, que pode ser habilitado a fim de confirmar que o passageiro está entrando no carro certo.
Como acessar
Para acessar a nova função, é preciso ir na tela de perfil do usuário, que aparece ao tocar no ícone de foto no canto superior direito. Lá, está o botão Checagem de Segurança, que permite ver como estão configuradas as ferramentas de segurança do app.