A tecnologia 5G, vem para possibilitar um maior acesso ilimitado da comunidade acadêmica a recursos digitais. O acesso ilimitado à informação serve de trampolim para um aprendizado ubíquo, bem como ensino de qualidade e feito de forma eficiente. Tudo é possível com o avançar de tecnologias como a rede 5G, podendo promover o desenvolvimento de um novo capítulo para a educação mundial.
No cenário da educação que vem se desenhando, o aprendizado é um ambiente internacional, imediato, virtual e interativo que proporciona aos alunos aprender e interagir em um modelo centrado no aluno, nas habilidades, sob demanda e personalizado. Desta forma, a cognição proporcionará ao aluno pensamento crítico e aprendizagem colaborativa.
A tecnologia 5G pode oferecer maior velocidade, confiabilidade e baixa latência. Isso sem falar da capacidade de conectar um grande número de dispositivos móveis proporcionando novas oportunidades e aperfeiçoamento para aumentar a igualdade de oportunidades de educação com ensino a distância e remoto.
O 5G apresenta forte potencial para facilitar algumas das inovações mais atrativas e envolventes. Os estudos sobre a IoT, Internet Tátil, a realidade aumentada (AR), realidade virtual (VR) e realidade estendida (XR), estimulam a educação para dimensões mais experienciais e desempenham um grande papel na educação de qualidade e no aprendizado baseado em compreensão.
A conectividade proporcionada pelo 5G concede que os professores utilizem aplicativos de realidade mista em todas as áreas da educação, habilitando-os a criar novas oportunidades aos alunos de aprenderem em um cenário mais envolvente, criativo, estimulante e interativo. A vantagem do 5G na educação está em identificar que ela instiga um entendimento instintivo mais aprofundado do assunto. Isso pode ser confirmado por meio da imersão do aluno no processo de aprendizagem através do uso de fones de ouvidos, visores, sensores ou mesmo laboratórios virtuais, os professores podem explicar conceitos complexos e abstratos aos alunos em um ambiente experiencialmente rico.
O 5G na educação pode transformar a educação à medida que diversos benefícios tanto para sociedade, alunos, professores e instituições vão aparecendo e se desenvolvendo, entre eles destacamos alguns pontos.
Uso de novas plataformas de aprendizado baseado em tecnologia como realidade aumentada – AR e a realidade virtual – VR, proporcionam uma melhor experiência de aprendizagem dos alunos. Os laboratórios virtuais, proporcionam experiências práticas, e estímulos táteis, gerando um melhor nível de aprendizagem online que na vida real muitos alunos não teriam contato. Por exemplo, é possível visitar um porto, ver o corpo humano por dentro, pilotar um avião, tudo com uso de tecnologia 5G.
O acesso à educação é potencializado por meio da tecnologia 5G à medida que é usada para transmitir aulas ao vivo em tempo real em alta resolução, gerando melhorias de acesso à educação nas áreas mais afastadas como a zona rural.
O 5G pode melhorar o atendimento aos alunos com necessidades especiais, por meio do uso de robôs para auxiliar. Fornecendo a conectividade necessária para que os robôs possam tirar as dúvidas dos alunos em tempo real.
A melhor interação entre aluno e professor ou mesmo entre os próprios alunos é proporcionada à medida que as plataformas de videoconferências melhoraram em qualidade e confiabilidade, reduzindo as interrupções, quedas ou mesmo a perda de tempo com demora de conexão.
Os alunos ainda ganham ao passo que podem baixar de forma mais rápida vídeos e materiais de aprendizagem, ou seja, o 5G permite que mais dados sejam transferidos, aproximando aluno e professor que podem estar em qualquer lugar do mundo.
O 5G pode gerar a educação personalizada, onde por meio da criação de sistemas inteligentes é possível customizar a cognição de acordo com a necessidade exclusiva de cada aluno, e criar um processo cognitivo diferenciado.
Conforme o 5G se desenvolve para atingir maior perspectiva da vida cotidiana, ele contribuirá com o aprendizado remoto e em movimento, possibilitando maior habilidade de retorno e velocidade em todos os dispositivos móveis. Desta forma, alunos e profissionais que hoje deixam de estudar por falta de tempo, poderão aprender em qualquer lugar e não apenas na sala de aula.
O 5G ainda é responsável pela aceleração da democratização do acesso à educação de qualidade de forma inclusiva e acessível, em especial para comunidade de baixa renda.
Ao combinar a tecnologia 5G com a IoT, a Internet Tátil, a realidade aumentada (AR), realidade virtual (VR) e realidade estendida (XR), o processo de aprendizado vai muito além do que conhecemos hoje, apresentando um novo conceito de Tele-ensino, Tele-mentoria, universidade virtual, sala de aula virtual, trabalho em equipe virtual, etc.
A nova tecnologia provocada pelo 5G, promete um novo mundo de ensino e aprendizado, proporcionando aos alunos um aprendizado de mais qualidade, personalizado de acordo com suas necessidades, maior mobilidade, e facilidade cognitivas.