| Publicada originalmente no Teletime | Faleceu na noite de domingo, dia 16, o jornalista Ethevaldo Siqueira, um dos pioneiros do jornalismo especializado em telecomunicações e um dos principais jornalistas de tecnologia do País. Ethevaldo tinha 90 anos e 55 anos de profissão, a maior parte deles dedicados à cobertura de temas relacionados à tecnologia. Trabalhou por décadas no jornal O Estado de S. Paulo, foi colaborador da CBN e de Veja, e fundador da RNT, principal publicação especializada em telecomunicações dos anos 1970, 80 e 90. Também foi professor de jornalismo na Escola de Comunicação e Arte, da Universidade de São Paulo.

Ethevaldo Siqueira foi uma referência para todos os jornalistas especializados que cobriam o setor de tecnologia. Ele acompanhou in loco alguns dos grandes eventos da história tecnológica recente, como o projeto Apolo, o lançamento dos computadores pessoais e o desenvolvimento do mercado de satélites. Também cobriu os principais momentos do Sistema Telebrás e foi um atuante defensor do processo de privatização da estatal. Também reportou o surgimento das primeiras tecnologias móveis e de Internet no Brasil.

O sepultamento será em Ribeirão Preto. O velório será às 14:00 no Velório Samaritano e o enterro será no Cemitério da Bom Pastor às 16h.

O cuidado com os detalhes

Meu primeiro contato com Ethevaldo Siqueira foi na faculdade de jornalismo, em 1994, quando fui seu aluno na disciplina de “Telemática”. Ethevaldo gostava de usar as aulas para contar histórias de suas coberturas. Orgulhava-se de ter sido a segunda pessoa em São Paulo a ter uma linha de celular. Ao longo de mais de duas décadas convivendo com ele como aluno e depois como colega de cobertura, aprendi a admirá-lo pela sua profunda capacidade de compreender os assuntos antes de escrever sobre eles.

Ethevaldo gostava de detalhes, era sempre preciso em suas descrições e na compreensão dos fundamentos e implicações das tecnologias sobre as quais reportava. E não ficava restrito às TICs. Gostava de falar de astronomia e música, para citar algumas. Posso dizer que com Ethevaldo aprendi que o jornalismo especializado precisa de uma boa dose de dedicação aos manuais de instrução. Também entendi com ele que o jornalismo especializado é parte importante do ecossistema sobre o qual escrevemos. Comunicar com precisão e transparência é também uma forma de garantir que o ecossistema permaneça forte e saudável, e essa sem dúvida foi a maior contribuição de Ethevaldo Siqueira ao mundo das telecomunicações.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!