O foco das operadoras brasileiras ainda é na oferta do Wi-Fi 5, mas as companhias devem começar a migrar para a próxima geração em 2023. Segundo Thiago Souza, gerente de desenvolvimento de negócios da MediaTek, o desejo das empresas de telecom é fazer a introdução do Wi-Fi 6 para seu usuário final no próximo ano.
A Wi-Fi Alliance possui três padrões de rede wireless já definidos e que são evoluções do Wi-Fi 5: os Wi-Fi 6 e 6E, que estão no mercado e podem alcançar velocidade próxima dos 10 Gbps; e o Wi-Fi 7, que está em desenvolvimento e deve aparecer ainda em 2023 e terá velocidade de até 36 Gbps.
Na visão de Souza, o Wi-Fi 6 terá como foco o usuário final, em especial por existir uma oferta no mercado de equipamentos. O Wi-Fi 6E será usado mais no setor empresarial e em PMEs, pois têm um tíquete médio alto e é ideal para a conectividade de mais dispositivos em suas redes. E o Wi-Fi 7 é algo que ganhará as primeiras homologações em 2023, mas o avanço comercial ficará para 2024.
Em setembro deste ano, Finbarr Moynahan, vice-presidente global de marketing da MediaTek, adiantou as expectativas com o novo padrão do Wi-Fi. A ideia da companhia é tornar o Wi-Fi 7 popular a partir de 2024, inclusive na América Latina.