[Matéria atualizada em 1/11/2022, às 20h30 para inserir posicionamento da wemobi] Apps de transporte rodoviário intermunicipal foram afetados pela paralisação de uma parcela dos caminhoneiros brasileiros e tiveram que cancelar viagens e ressarcir os consumidores. Em resposta ao Mobile Time nesta terça-feira, 1, Buser, BlaBlaCar, ClickBus e wemobi confirmaram o agravamento de suas operações com as manifestações que têm bloqueado o trânsito nas estradas e nas cidades do País.
De acordo com informações da Waze enviadas a esta publicação, houve um aumento de 72,5% no trânsito brasileiro na comparação entre segunda-feira, 31, e o domingo, 30. Apenas na cidade de São Paulo na última segunda foi registrado um crescimento de 60% na comparação com o dia anterior. Vale ressaltar que a comparação leva em consideração dias da semana diferentes e atípicos, pois geralmente o domingo costuma ser um período de deslocamento menor nas capitais do que nas segundas-feiras.
BlaBlaCar
A BlaBlaCar disse que as manifestações estão impactando suas viagens e operações rodoviárias em todo o Brasil, com atrasos que chegam a até 15 horas. De acordo com a empresa, o impacto mais forte é na região Sudeste, onde mais de 500 viagens foram canceladas nesses dois dias (desde domingo, 30).
“Empresas rodoviárias parceiras da BlaBlaCar oferecem aos clientes com viagens agendadas a partir do dia 31/10 a possibilidade de remarcação de passagens afetadas pelas paralisações, diretamente no guichê das respectivas rodoviárias, sem custo adicional ou multa, ou o cancelamento dessas viagens por meio da nossa plataforma, também sem custos, desde que a solicitação seja feita antes do horário previsto para o embarque”, informou.
Por outro lado, as caronas na BlaBlaCar registraram números bem acima do normal em relação aos assentos oferecidos, mas a quantidade de viagens realizadas se manteve estável. Vale lembrar que o relato das estradas apontava para um trânsito liberado aos carros, mas bloqueado aos ônibus e caminhões pelos manifestantes que não aceitam o resultado das eleições presidenciais do último domingo.
Buser
Por sua vez, a Buser disse que precisou cancelar algumas viagens com embarque entre segunda-feira e terça-feira. Entre as rotas afetadas estão São Paulo – Rio de Janeiro, São Paulo – Distrito Federal e São Paulo – Goiânia, pois os principais trechos utilizados por esses deslocamentos seguem interditados.
“Os passageiros estão sendo avisados dos cancelamentos com a maior antecedência possível e recebendo o reembolso na íntegra ou o apoio para fazer o remanejamento”, informou a empresa, sem revelar o total de viagens canceladas.
ClickBus
A ClickBus informou que está monitorando a situação dos bloqueios nas estradas e rodovias, acompanhando de perto junto às viações parceiras as mais impactadas. A empresa disse ainda que está prestando atendimento aos seus clientes em todos os seus canais e os orienta que – antes de saírem de casa – entrem em contato com a operadora da linha para confirmar o status da viagem.
wemobi
A wemobi disse que suas rotas também estão sofrendo com atrasos e alguns cancelamentos por conta das manifestações nas estradas das regiões Sul e Sudeste. “A plataforma está dando o suporte possível para todos os veículos parados nos bloqueios”, diz em comunicado à imprensa. Os usuários que compraram passagens para viajar no domingo (31), segunda (1) e terça (2), a startup poderão cancelar e remarcar as poltronas sem custos extras. “A wemobi orienta que os clientes acompanhem seus canais oficiais e confira o status das viagens neste link.”
(colaborou Isabel Butcher)