Após 100 dias no ar, o canal da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) registrou 26,6 mil denúncias de telemarketing abusivo. Nele, cidadãos podem fazer reclamações sobre ligações insistentes de empresas oferecendo produtos ou serviços sem permissão.
Desse total, em 92% das denúncias as pessoas afirmaram não ter relação com a empresa realizando as ligações, isto é, não contrataram nenhum serviço relacionado. 99% disseram não ter autorizado a oferta de produtos e serviços por telefone.
Entre 21 e 27 de outubro, as companhias mais denunciadas foram Oi, Banco Pan, TIM, Claro, Vivo, Sky, Itaú, C6 Bank, Banco BMG e Santander, da mais denunciada para a menos. A lista é constantemente atualizada na página inicial do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Apesar de não ser o estado mais populoso do Brasil, Minas Gerais é o que apresenta maior número de reclamações, com 8,8 mil. Em seguida, vêm São Paulo (6,3 mil) e Rio de Janeiro (1,1 mil).
Denúncias
Para denunciar, é preciso preencher um formulário com data, número de origem da chamada, nome do telemarketing ou da empresa que representa. A pessoa também deve informar se autorizou a oferta de produtos e serviços.
As denúncias são investigadas pela Senacon e posteriormente encaminhadas aos Procons regionais para análise e eventual abertura de processo administrativo.