A Apple investiu US$ 450 milhões no desenvolvimento do seu sistema de contato de emergência via satélite para os novos smartphones iPhone 14 e iPhone 14 Pro. Em comunicado divulgado nesta quinta-feira, 10, a companhia revelou que o dinheiro vem do Fundo de Manufatura Avançada da empresa.
A fornecedora da tecnologia é a Globalstar que firmou acordo com a fabricante em 2019. A companhia especializada em rede satelital está preparando a expansão e melhoria das suas estações e serviços em estados como Alasca, Flórida e Porto Rico com o aporte da parceira.
Essas estações usam antenas de alta capacidade da Globalstar e foram desenhadas especificamente para a comunicação com a Apple e seu centro de comunicação satelital (Satcom), que fica em Concord, na Califórnia.
Vale lembrar, a Apple apresentou esse sistema de emergência no lançamento do iPhone 14 no dia 7 de setembro.
Como funciona
Operando na banda S (53/n53), a tecnologia cellular-to-satellite permite ao usuário enviar mensagens de texto via satélite de baixa órbita (LEO) da Globalstar, em locais onde não há cobertura de rede celular ou Wi-Fi. Na sequência, o satélite encaminha para uma estação base que faz o roteamento da informação do usuário para serviços de emergência (ou um centro de retransmissão com especialistas de emergência treinados pela Apple, se o local de serviços de emergência mais próximo não puder receber mensagens de texto).
Além da comunicação em texto, os usuários de iPhones 14 e 14 Pro também podem enviar a sua localização por meio do app Find My Phone.
De acordo com a Apple, o serviço de emergência satelital começa a funcionar neste mês nos Estados Unidos e Canadá. Haverá um período de gratuidade para seu uso por dois anos.