A Amazon lançou nesta quinta-feira, 10, a opção infantil da Alexa no Brasil, o Amazon Kids. Na prática, a assistente virtual tem uma interface voltada a usuários de até 12 anos de idade com respostas e skills mais voltadas para as crianças, além de funcionar como um controle parental mais robusto.
Entre as atividades que os jovens podem fazer estão: ajudar com o dever de casa, como tabuada e ditar palavras; pedir para a Alexa contar uma história ou cantar canções de ninar; fazer chamadas ou enviar mensagens dentro de casa, o drop-in; e até pedir para contar piada.
Entre as skills que a Alexa tem que podem ser usadas por crianças estão Galinha Pintadinha, Colgate Kids (para escovar os dentes), Turma da Mônica e Detetives do Prédio Azul.
Em contrapartida, os jovens não podem fazer compras, nem escutar músicas de conteúdo explícito, podem acessar apenas as skills autorizadas pelos pais e terão respostas da Alexa mais condizentes com a idade.
Como funciona
Para utilizar o Amazon Kids, os pais devem entrar no app da Alexa (Android, iOS), clicar em ‘mais’, depois em ‘configurações’, acessar o ‘seu perfil e família’ e selecionar ‘adicionar outra pessoa’. Na sequência cria o perfil com nome da criança, preenche data de aniversário e seleciona se será uma conta de ‘criança ou adulto’. Ao escolher criança e confirmar, o app abre um passo a passo com instruções para ensinar a voz da criança para Alexa e o responsável consentir a permissão parental no fim da configuração.
Em dispositivos Echo, a configuração é similar. Após abrir o aplicativo Alexa, acesse ‘dispositivos’, selecione o dispositivo que terá o Amazon Kids e clique no ícone de engrenagem no canto superior direito. Na tela seguinte clique em ‘Amazon Kids’ e, na última parte, selecione o botão ‘desativado’ para mudar para ‘ativado’.